26.04.2021 às 19:03h - atualizado em 26.04.2021 às 19:16h - Bombeiros

VÍDEO: Chamadas feitas ao 193 do Corpo de Bombeiros de Campo Erê estão centralizadas em Xanxerê

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

VÍDEO: Chamadas feitas ao 193 do Corpo de Bombeiros de Campo Erê estão centralizadas em Xanxerê

Todas as ligações feitas a esse número estão caindo no Batalhão em Xanxerê desde o ano de 2019. No entanto, a população está sentindo somente agora dificuldade no atendimento.

Márcio Freitas, Soldado do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, explica que o objetivo dessa centralização é fazer com que quarteis menores como o de Campo Erê, que tem um número de efetivo menor, não precise deixar uma pessoa 24 horas atendendo telefone. Como o Batalhão tem um efetivo maior fica mais fácil manter um socorrista em tempo integral no telefone. Em Campo Erê, os bombeiros além da parte operacional, atendimento das ocorrências, atuam ainda em atividades administrativas. Dessa forma, mantendo um bombeiro no telefone em Campo Erê, seria uma pessoa a menos atendimento à população, o que acabaria comprometendo a qualidade do trabalho. Sendo maior, o Batalhão de Xanxerê consegue atender a todas as chamadas da região.

O Soldado Freitas, acrescenta que com a centralização das chamadas é possível otimizar o atendimento, pois assim que a central recebe a chamada, já aciona um alarme no quartel de Campo Erê, indicando para a guarnição o tipo de ocorrência a ser atendida. Dessa forma, antes mesmo de desligar o telefone com o solicitante, os socorristas já saíram do quartel para fazer o atendimento.

Algumas informações são fundamentais e indispensáveis ao ligar no 193. O Soldado orienta a sempre se identificar, saber o local da ocorrência, nome da rua, número, ponto de referência e contar qual o tipo de emergência solicitada.

Contudo, diante da dificuldade que algumas pessoas estão encontrando em passar essas informações nas chamadas ao 193, de forma pioneira, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, criou um cartão virtual do bombeiro. O soldado explicou que o uso desse cartão é simples: basta clicar em cima do ícone do cartão e a pessoa é direcionada para atendimento. No cartão, o solicitante pode pedir socorro via WhatsApp, telefone fixo, celular, redes sociais como facebook e Instagram. Pode ainda verificar questões de alvarás ou ligar para mais informações. Isso tudo apenas clicando em cima do ícone e sendo direcionado para o atendimento.

Clique aqui para ver o cartão virtual do acordo de Bombeiros de Campo Erê.


Foto(s): Márcia Macoski / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.