26.03.2025 às 09:03h - atualizado em 26.03.2025 às 10:22h - Geral
A falta de chuvas tem causado prejuízos para produtores rurais e levado a Prefeitura de Guaraciaba a estudar a possibilidade de decretar Situação de Emergência. Na manhã desta terça-feira, 25, representantes da Administração Municipal e da Defesa Civil se reuniram para discutir os impactos da estiagem, que já dura vários meses.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rafael dos Santos, a Secretaria de Agricultura está fazendo um levantamento sobre as perdas nas lavouras. A prioridade no momento é garantir água para os animais e apoiar os agricultores com o transporte de água. A Secretaria de Obras tem dado suporte com a limpeza de bebedouros e logística nas propriedades afetadas.
De acordo com o prefeito Domingos Marcon, os serviços de recuperação das estradas também estão sendo prejudicados. “Com o solo seco, o trabalho não tem durabilidade nem qualidade, então precisamos esperar por chuvas regulares”, explicou.
A Prefeitura pede que a população economize água e colabore neste momento crítico. Uma nova reunião está prevista ainda nesta semana, quando os dados coletados serão analisados para decidir se o Decreto de Emergência será oficializado.
Comentar pelo Facebook