26.03.2021 às 21:10h - atualizado em 27.03.2021 às 21:16h - Variedades
A queda na doação de sangue devido à pandemia preocupa hemocentros, pois o estoque de sangue está cada vez menor. Pensando em ajudar neste momento, bombeiros comunitários de Campo Erê, estiveram na tarde desta sexta-feira, 26, em Pato Branco/PR, no Hemonúcleo para uma doação coletiva de sangue.
Silvia Acosta, farmacêutica do HN, de Pato Branco, diz que com a pandemia do coronavírus, o Hemonúcleo está com dificuldades em manter os níveis de sangue nos estoques e com isso as doações se tornam ainda mais necessárias.
Se você está entre o público que tem condições necessárias para se tornar um doador e quer prestar este ato de solidariedade e cidadania, pode procurar uma das unidades de coleta mais próxima.
Silvia, explica que o sangue é composto pelo plasma, hemácias, plaquetas e fatores de coagulação. Por meio da doação por aférese, é possível retirar do sangue apenas alguns destes componentes.
A doação de plaquetas (plaquetaférese) é o procedimento mais comum. As plaquetas são componentes que atuam no processo de coagulação sanguínea, evitando os sangramentos (hemorragias). Durante a doação por aférese, o sangue retirado do braço do doador passa por um kit estéril e descartável instalado em um equipamento que separa as células por centrifugação. O sangue não entra em contato com a máquina. O componente desejado é drenado para uma bolsa de coleta e os demais componentes retornam continuamente ao doador.
Agora também com a Covid-19, a profissional acrescenta que doadores que já passaram pela doença são muito importantes para a recuperação de pacientes internados acometidos pelo vírus e que não conseguem sozinhos desenvolver anticorpos, o plasma do sangue do doador é separado e levado para tratamento desses pacientes.
O Hemonúcleo trabalha com o agendamento das doações, e também atende todas medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus.
Dúvidas podem ser sanadas através do WhatsApp (46) 99136-3940 ou pelo telefone (46) 3225-1014.
Os bombeiros de Campo Erê pretendem dar sequência a essa ação, sempre respeitando o período exigido para novas doações.
Foto(s): Bombeiros Comunitários Campo Erê
Comentar pelo Facebook