26.03.2020 às 14:55h - atualizado em 26.03.2020 às 17:12h - Coronavírus

OUÇA: Psicanalista orienta sobre o período de restrição social

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

OUÇA: Psicanalista orienta sobre o período de restrição social
Divulgação / Rede Peperi

Continua depois da publicidade

O Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés Da Silva, prorrogou no começo desta semana o decreto de restrição de convívio social por mais sete dias. Ao todo, o estado catarinense terá pelo menos 14 dias de restrição e grande parte da população ficará isolada em casa nesse período. De acordo com o Psicanalista Roberto Mainardi Lopes, o momento vivido é atípico e único na história do Brasil. Ele participou do RPN 2ª edição e, conforme ele, é de extrema importância que as pessoas saibam lidar com essa situação.

A rotina de todas as pessoas foi alterada nesse período e por isso as incertezas acabam aparecendo. A declaração é do Psicanalista Roberto Mainardi Lopes. Segundo ele, o momento atual acaba produzindo incertezas e insegurança na vida de todos. Ele destacou que essas questões são causadas por diversos fatores, entre eles estão a dúvida sobre a permanência nos empregos e também acerca da restrição de sair para visitar amigos e a própria família. Conforme Mainardi Lopes, esse momento acaba sendo um período de mudança da própria identidade do sujeito, quando o mesmo acaba deixando de se reconhecer e se vê privado de poder usufruir de diversas situações.

Outro aspecto que também é perceptível nesse momento é quanto ao próprio convívio familiar. O comentário é do Psicanalista Roberto Mainardi Lopes. Ele destacou que devido ao confinamento as pessoas acabam remanejando a rotina e lidando com repetições e faltas de possibilidades para divertimento. O profissional afirmou que a tendência é que essa situação mental das pessoas acabe piorando com o passar dos dias. Mainardi Lopes explicou que essa piora se dá pelo fato do aumento do estresse. Ele disse que é inevitável que essa situação afete a maioria das pessoas.

É fundamental que as pessoas organizem uma rotina e sigam a mesma nesse período de isolamento social. A afirmação é do Psicanalista Roberto Mainardi Lopes. Ele ressaltou que nesse momento são necessárias ações para reduzir os danos na vida de cada ser humano. Ele citou a criação de exercícios físicos, estudos, conhecimentos em geral, lazer e também um planejamento quanto à realização dos serviços domésticos. Mainardi Lopes revelou que ficar conectado 24 horas por dia nas informações sobre o Covid-19 também não é interessante. O ideal conforme o profissional é usar a tecnologia para se aproximar das pessoas por meio das redes sociais como por exemplo, Facebook, Instagram e WhatsApp, amenizando um pouco a ansiedade causada pela restrição imposta devido ao Coronavírus.

- OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA:

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.