26.02.2025 às 09:47h - atualizado em 26.02.2025 às 10:46h - Saúde

UBS de Itajubá promove ações preventivas contra doenças negligenciadas

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

UBS de Itajubá promove ações preventivas contra doenças negligenciadas

A Unidade Básica de Saúde de Itajubá, localizada no município de Descanso, está desenvolvendo durante esse mês, ações preventivas e educativas, relacionadas às doenças mais recorrentes no Brasil.

Conforme a enfermeira Úrsula Ritzel, o mês de fevereiro traz à tona as bandeiras roxa e laranja, destacando doenças como fibromialgia, lúpus, leucemia, Alzheimer, que, muitas vezes, são negligenciadas em meio aos cuidados com enfermidades mais comuns, como a hipertensão e diabetes.

O objetivo de acordo com a enfermeira é lembrar da importância de se atentar a outras condições, como a fibromialgia, que causa dor no corpo, fadiga intensa, cansaço excessivo, alterações de memória, ansiedade e até problemas intestinais. Úrsula explica que o diagnóstico é clínico, pois não há exames específicos para a fibromialgia.

Outra doença é a leucemia, um câncer do sangue que ocorre quando os glóbulos brancos começam a se multiplicar desordenadamente, afetando a medula óssea. Úrsula esclareceu que a doença não é contagiosa, como muitos imaginam, e que existem subtipos, tanto agudos quanto crônicos.

Os sintomas que devem ser observados incluem fraqueza intensa, sangramentos inexplicáveis, manchas roxas pelo corpo e dores nas pernas, além de febre e aumento de linfonodos.

Em relação à doença de Alzheimer, Úrsula Ritzel destacou que ela se caracteriza por uma diminuição progressiva da função mental, afetando a memória, o pensamento, o julgamento e a capacidade de aprendizagem.

Outra doença que causa bastante preocupação de acordo com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Itajubá é o Lúpus, uma doença inflamatória crônica autoimune, em que o próprio corpo ataca suas células. Ela explica que a mesma pode causar cansaço extremo, lesões cutâneas e manchas avermelhadas na pele, especialmente em áreas expostas ao sol. Além disso, a dor nas articulações e problemas renais também são sinais que devem ser investigados.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Itajubá, Descanso, Úrsula Ritzel também comentou sobre o aumento da gravidez na adolescência, que tem impactado diretamente a vida escolar e o desenvolvimento das jovens.

A campanha “Tudo Tem Seu Tempo”, lançada pelo Ministério da Saúde, visa alertar sobre o crescimento do número de gestações em adolescentes abaixo de 18 anos. Úrsula fez um apelo para que os pais orientem seus filhos sobre a importância de conversar sobre sexualidade e métodos contraceptivos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.