26.02.2024 às 11:25h - atualizado em 26.02.2024 às 11:29h - Saúde

Iporã do Oeste registra aumento de pacientes com sintomas gastrointestinais

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Iporã do Oeste registra aumento de pacientes com sintomas gastrointestinais
Arquivo/Rádio Oeste

O Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste tem registrado um aumento no número de pacientes que buscam atendimento com sintomas gastrointestinais. Conforme o enfermeiro e coordenador, Paulo Massing, são doenças típicas desta época do ano, decorrentes principalmente da alimentação e hidratação inadequadas.

Ele observa que dependendo da forma de manuseio ou quando os alimentos ficam muito tempo fora da geladeira, pode ocorrer uma contaminação que resulta em problemas gastrointestinais. Além disso, nesse período do ano ocorre uma ingestão maior de líquidos devido ao calor, o que também pode resultar em contaminação, caso a água não for bem tratada, por exemplo.

Em relação aos principais sintomas gastrointestinais, Massing explica que geralmente ocorrem dores abdominais, cólicas, náuseas, vômitos, diarreia e quadros curtos de febre baixa. Já para evitar as doenças, o enfermeiro destaca que é recomendando ingerir água potável em quantidade suficiente e de preferência filtrada e refrigerada.

Segundo Massing, apesar da água ser tratada pelo sistema de saneamento, é importante filtrá-la antes do consumo, pois as caixas nas residências podem apresentar sujidades que comprometem a qualidade. Outra recomendação é evitar preparar grandes quantidades de alimentos, pois pode ser difícil armazená-los adequadamente para consumo em outros momentos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.