26.02.2023 às 21:21h - Agricultura

Curso Juventude Rural de Tunápolis conta com várias parcerias

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Curso Juventude Rural de Tunápolis conta com várias parcerias
Foto: Ascom

A Secretaria de Agricultura Tunápolis possui diversas parcerias para promover o curso de Juventude Rural. A meta é a sucessão familiar, além de promover maior desenvolvimento nas atividades agrícolas.

85% do movimento econômico do município é proveniente do setor agropecuário e por isso vários programas visam o incentivo a produção agrícola. De acordo com a Secretária de Agricultura, Dircelei Arenhardt, o lema do curso é: "Um novo olhar para o desenvolvimento familiar em Tunápolis." As aulas teóricas serão no auditório municipal e auditório do Sicoob, com um encontro mensal. As atividades práticas vão ocorrer em propriedades rurais e também em visitas técnicas possibilitando maior aprendizagem para os alunos do curso.

A Secretária de Agricultura informa que o inicio será em 16 de março com sequência das aulas teóricas e práticas até novembro. Dircelei Arenhardt conta com a mobilização de parceiros para atrair os jovens e também mantém contato com os alunos da Escola Padre Balduino Rambo para fazerem parte do projeto. Ela reconhece a dificuldade em ter uma participação mais expressiva em razão dos compromissos que os jovens possuem nas propriedades.

Segundo Dircelei, a missão é árdua para fechar turmas e viabilizar o curso. Ainda restam vagas para o Juventude Rural. A Secretária de Agricultura de Tunápolis reforça que o jovem aprende na teoria e aperfeiçoa a prática, podendo ampliar suas atividades e até implantar inovações. Também terá certificação aos concluintes do curso.

A Secretaria de Agricultura de Tunápolis conta com parceria da Epagri, Banco do Brasil, Cooper A1, Lac Tunas, Sicoob, Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. De acordo com Dircelei Arenhardt, além das aprendizagens específicas e técnicas, o curso visa trabalhar a sucessão familiar, sendo este um importante tema para atualidade. Nesta oportunidade os jovens poderão obter mais conhecimento e formas de impulsionar o desenvolvimento das propriedades. Conforme Dircelei, os jovens terão a oportunidade compartilhar, aprender sobre diferentes atividade, bem com planejar as práticas e implantar novas formas de produção.

O município de Tunápolis terá ampla disponibilidade de cursos profissionalizantes em parceria com o Senar. A capacitação no meio rural é um dos focos da Secretaria de Agricultura. Segundo Dircelei Arenhardt, a parceria com o Senar possibilita a realização de vários cursos que serão oferecidos a partir de oito horas de duração até cursos de 30 horas. Todos serão totalmente gratuito.

A Secretária diz que a estratégia será de primeiro garantir a formação de turmas para na sequência contratar o professor. Dircelei avalia que atividades do agronegócio estão em constante transformação com uso de tecnologias e por isso é necessário ter aperfeiçoamentos. Ela reconhece que nem sempre é possível atender as demandas, porém as parcerias contribuem bastante.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.