26.01.2026 às 17:04h - São Miguel do Oeste
A vacinação contra a dengue foi ampliada para todo o estado de Santa Catarina. A partir desta semana, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem receber a vacina nos 295 municípios catarinenses. Até então, o imunizante era oferecido apenas em cerca de 100 cidades consideradas de maior risco para a doença.
Na região de São Miguel do Oeste, a distribuição das primeiras doses começa nesta sexta-feira, 30. Segundo a técnica de enfermagem do setor de vigilância epidemiológica e imunização da regional, Silene Herbert, a vacina chega na quinta-feira, 25, enviada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Florianópolis.
Nesta primeira remessa, serão entregues 2.385 doses, que serão distribuídas entre os 30 municípios que compõem a regional de São Miguel do Oeste. O público-alvo estimado na região é de 13.933 adolescentes, de acordo com dados do IBGE.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Silene destaca que a proteção só é considerada completa após a segunda aplicação.
A campanha é opcional, ou seja, não é obrigatória. “Essa faixa etária foi escolhida por apresentar os maiores índices de hospitalização por dengue”, explicou Silene.
A vacina não é indicada para adolescentes imunocomprometidos, gestantes ou pessoas que apresentem contraindicação médica.
Ainda segundo a técnica, uma nova vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, deve ser disponibilizada futuramente. Diferente da atual, ela será aplicada em dose única e deve contemplar pessoas de 5 a 59 anos.
A expectativa é que a nova versão esteja disponível em breve, principalmente diante do aumento de internações e até mesmo óbitos por dengue na região.
Comentar pelo Facebook