26.01.2024 às 11:49h - atualizado em 26.01.2024 às 20:34h - Geral
O processo de instalação de uma unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina em São Miguel do Oeste avançou nesta semana. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Mauro de Nadal, a equipe do Hemosc emitiu um parecer técnico a favor da implantação do ponto de coleta de sangue no município. Ele disse que esse era um entrave importante e que agora o caminho está aberto para a instalação da estrutura do Hemosc na cidade. “Podemos afirmar para toda a nossa sociedade da regional de São Miguel que nós teremos esse ponto de coleta em São Miguel”, afirmou.
Em entrevista para a Peperi, deputado Mauro de Nadal explicou que o Hemosc, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, sinalizou que a região do Extremo Oeste realmente precisa de uma unidade de coleta, armazenamento e distribuição de hemoderivados. Trata-se de uma nova posição a respeito da necessidade do ponto de coleta de sangue na região. Nadal disse que isso não ocorreu anteriormente devido à alegação de que a região não tinha demanda suficiente. Segundo o parlamentar, os novos estudos do Hemosc mudam esse cenário. Ele comentou ainda que a tendencia é de que a estrutura seja instalada no Hospital Regional.
Atualmente, todo o processo de coleta e distribuição de sangue ocorre somente na unidade do Hemosc de Chapecó, cidade que está a 130 quilometros distante de São Miguel do Oeste. Essa distância cria diversas dificuldades como o tempo que se perde com deslocamento e aumento de custos, por exemplo. Além disso, prejudica também as pessoas que têm o intuito de doar sangue e ajudar o próximo. Nos últimos anos, a cobrança em torno da instalação de um ponto de colete do Hemosc em São Miguel do Oeste envolve a administração do município, o Conselho das Entidades Empresariais e os clubes de serviço.
Confira a entrevista com o Presidente da Alesc, Mauro de Nadal
Comentar pelo Facebook