26.01.2023 às 14:07h - atualizado em 26.01.2023 às 14:38h - Saúde
O convênio entre o município de Mondai e a Associação Hospitalar do município não foi renovado para 2023 e acabou resultando em problemas financeiros a Instituição Hospitalar. A falta de recursos em caixa gerou o atraso no pagamento dos salários desde dezembro. A reportagem da Rádio Oeste, emissora da Rede Peperi, ouviu as partes envolvidas no impasse.
O representante do Sindicato dos Trabalhadores em saúde de Chapecó e região, Fábio Ramos Nunes Fernandes, disse que a entidade intervêm na forma do diálogo para resolver a questão. dizendo que a situação do Hospital é dramática, com falta de insumos e sem atendimento a população.
Segundo ele, o relatório da situação já foi enviado ao Ministério Público do Trabalho e se o acordo não for firmado nas próximas horas, haverá ação na forma da lei . Para o representante do Sindicato dos Trabalhadores, a questão é uma briga politica que deve ser resolvida na base do diálogo para evitar inclusive o fechamento do Hospital.
O Presidente da Associação Hospitalar Mondai, Paulinho Stecker, disse que o problema vai além do impasse com o município. Segundo ele, a não assinatura do contrato de convenio com o município impediu o pagamento dos salários, no entanto, o Hospital não teria recebido também do convênio SUS e do convênio do Estado da Política Salarial Catarinense.
Conforme Paulinho Stecker, esses dois convênios juntos desfalcaram o caixa do Hospital em 150 mil reais. O não repasse desse valor é motivado pela mudança de governo do Estado, que bloqueou os repasses para reavaliar detalhes destes contratos. Sobre o convênio com o Município, o dirigente da Associação Hospitalar Mondai disse estar aberto ao dialogo para rever detalhes do contrato e resolver a situação o quanto antes.
Já o prefeito de Mondai, Valdir Rubert, diz que o município por hábito e ordem de contrato paga sempre um mês antecipado e que já pagou a parcela de dezembro, referente aos salários de médicos e demais colabores, sendo que o Hospital não teria feito esses pagamentos. Sobre o mês de janeiro, o prefeito afirmou que o impasse foi criado pela não assinatura do novo convenio para 2023 de parte do dirigente do Hospital.
Com o cancelamento de alguns atendimentos no hospital, a administração de Mondai firmou contrato de convênio com o Hospital de Iporã do Oeste para garantir atendimento à população. Na terça-feira os funcionários e familiares fizeram uma caminhada desde o Hospital até a Prefeitura como forma de protesto diante da situação.
Para o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde na região, caso não houver acordo entre as partes, a previsão é que o impasse vá parar no Ministério Publico do Trabalho. Se uma solução urgente não ocorrer, a possibilidade de fechamento do hospital é iminente.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
Funcionários do Hospital de Mondai reivindicam salários em atraso
Funcionários do Hospital de Mondai reivindicam salários em atraso
Funcionários do Hospital de Mondai reivindicam salários em atraso
Funcionários do Hospital de Mondai reivindicam salários em atraso
Foto(s): Sindicato dos Trabalhadores em saúde de Chapecó e região
Comentar pelo Facebook