25.12.2021 às 17:45h - Estiagem
A estiagem não afeta a travessia da barca no Rio Uruguai em Itapiranga, ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Trabalho é mantido com normalidade em todas as embarcações.
Controle do volume de água também é feito pela produção de energia elétrica nas barragens. O sócio proprietário da Barca Aliança, Sírio Brand destaca que nos fins de semana o nível do rio fica mais baixo pela retenção de água nos lagos das hidrelétricas. Durante a semana, com maior produção de energia, a situação fica mais tranquila para a travessia no Rio Uruguai em Itapiranga, pois ocorre liberação de maior volume de água.
Salienta que o desafio é atender a grande demanda de caminhões pesados e especialmente de veículos pequenos, no período de festas de fim de ano.
Sírio Brand informa que a travessia é feita com normalidade com duas barcas, no Rio Uruguai e mais uma menor no Rio Guarita, no transporte de veículos entre as cidades de Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale. Salienta ainda que os feriados também não alteram a prestação de serviço na travessia do Rio Uruguai.
O trabalho ocorre normalmente com lancha para o transporte de funcionários da JBS que utilizam embarcações maiores com agilidade e segurança. Ele admite preocupação caso a estiagem persistir e tiver redução maior no volume de água do Rio Uruguai.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook