25.11.2025 às 16:14h - atualizado em 25.11.2025 às 16:46h - Geral
O Grupo de Escoteiros Tupã, de Iporã do Oeste, foi anfitrião da 1ª ESCOPIADA do Distrito do Vale do rio Uruguai, Olimpíadas dos Escoteiros, realizada no último final de semana em Iporã do Oeste. A Olimpíada dos Escoteiros, contou com pelo menos 22 modalidades de competição e foi realizada no espaço da Região dos Ginásios, local onde tradicionalmente ocorre a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial do município.
Ao todo, participaram das atividades pelo menos oito Grupos oriundos de diversos municípios da Região Oeste de Santa Catarina. Grupo Tupã de Iporã do Oeste; Pedra Vermelha de Itapiranga; Yucumã de Mondaí; Folhas Verdes de Caibi; Lírios de Cunha Porã; Raízes de Maravilha e Grupo Gralha de Pinhalzinho. Os grupos participaram com todos os seus ramos: Lobinho, Escoteiro, Sênior, e a chefia.
De acordo com o Chefe do Grupo de Escoteiros Tupã, Cezar Andreghetti, as disputas entre os grupos foram bastante acirradas e a classificação geral da ESCOPIADA dos Escoteiros foi:
1° lugar, Grupo Tupã de Iporã do Oeste;
2° lugar, Grupo Folhas Verdes de Caibi;
3° lugar, Grupo Gralha de Pinhalzinho
Vôlei, Vôlei Lençol, Xadrez, Zuno, Tênis de mesa, Taco, que é o tradicional jogo de BATS, Basquete, Arremesso de Basquete e Arremesso de Bambu estavam entre as as modalidades de competição, aplicadas nas atividades. Os grupos também competiram em mais 10 modalidades de inscrição livre. O fogo de conselho, que já é tradicional nas olimpíadas dos escoteiros, foi uma das atividades mais marcantes no evento.
Cezar Andreghetti, Chefe do Grupo de Escoteiros Tupã, destaca que durante o evento também ocorreu a entrega de condecorações à integrantes do Grupo de Escoteiros Tupã. Três jovens receberam a "Lis de Ouro", um distintivo em forma de elipse, e certificados. A honraria é concedida quando o jovem cumpre o programa educativo como um todo. No ramo sênior, foi entregue o distintivo de maior reconhecimento do Ramo Sênior do escotismo no Brasil, chamado de Escoteiro da Pátria. Para conquistá-lo, os jovens devem atingir um alto nível de progressão pessoal, que inclui requisitos como acampamentos, conquistas de outras insígnias (como a do Cordão Dourado e de modalidades como a Mateiro, Naval ou Aeronáutica), e ter realizado todas as atividades da Etapa Azimute. A concessão também exige uma recomendação especial dos escotistas e da Corte de Honra da tropa.
Escopiada 2025 reúne grupos e condecora escoteiros da região
Escopiada 2025 reúne grupos e condecora escoteiros da região
Escopiada 2025 reúne grupos e condecora escoteiros da região
Escopiada 2025 reúne grupos e condecora escoteiros da região
Escopiada 2025 reúne grupos e condecora escoteiros da região
Foto(s): Juao Vitor Rodrigues Kluge
Comentar pelo Facebook