25.11.2024 às 09:43h - atualizado em 25.11.2024 às 10:10h - Geral
O município de Iporã do Oeste vem realizando diversas ações voltadas para o desenvolvimento do setor rural, com ênfase em capacitações para os empreendedores do campo.
Em entrevista à Rádio Oeste, a Secretária de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Marglei Trevisan, detalhou os programas realizados para apoiar a formação e o planejamento dos produtores rurais locais. Entre as iniciativas, destacam-se o Empretec Rural, Negócio Certo Rural e o Fluxo de Caixa Rural, todos realizados através do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o SEBRAE e o SENAR.
Em relação ao Empretec Rural, realizado no final de 2023, Marglei salienta que o programa teve como objetivo trabalhar as características empreendedoras dos produtores rurais, ajudando-os a identificar suas fortalezas e pontos a melhorar. A capacitação contou com a participação de 22 produtores, que se dedicaram na atividade.
Após o sucesso do Empretec, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo deu continuidade aos programas com o Negócio Certo Rural, realizado neste ano. Voltado para 17 produtores rurais, o programa teve como foco a criação de planos de negócio e o planejamento estratégico para atuar no mercado rural.
A secretária Marglei Trevisan ressaltou que ao longo dos cinco encontros presenciais, os participantes tiveram acesso a consultorias especializadas para identificar os nichos mais promissores e o caminho para o crescimento de seus negócios. O objetivo de acordo com Marglei é ajudar os produtores a se planejarem melhor e entenderem quais áreas poderiam ter mais sucesso.
Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo realizou o curso Fluxo de Caixa Rural, com o objetivo de ensinar os produtores a organizarem suas finanças e a tomarem decisões mais informadas sobre investimentos.
Conforme a responsável pela pasta, Marglei Trevisan, a falta de planejamento financeiro foi uma das grandes dificuldades identificadas pelos consultores do SEBRAE.
Durante o curso, foram abordadas as formas de organizar entradas e saídas de dinheiro, definindo um planejamento financeiro de longo prazo para o crescimento dos negócios rurais. O curso, realizado em uma única jornada de imersão, contou com a participação de 13 produtores, que puderam aplicar conceitos financeiros diretamente nas suas atividades.
A Secretária de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo destacou que a capacitação proporcionou ferramentas essenciais para o sucesso a longo prazo dos empreendedores rurais. Marglei Trevisan faz uma avaliação positiva dos programas desenvolvidos.
Ela destaca que vários produtores participaram dos três cursos, sendo que alguns dos participantes mais engajados já estão bem à frente, com novos produtos em seu portfólio, buscando alternativas para agregar valor às suas produções.
Marglei destacou que a sala do empreendedor também tem sido um apoio importante, oferecendo mais horas de consultoria para quem deseja seguir aprimorando seus negócios.
A secretária observou também que, apesar do foco nas agroindústrias tradicionais como frangos e suínos, há uma tendência crescente entre os produtores rurais em diversificar suas atividades. O cultivo de morangos, ovos e mandioca, por exemplo, tem se mostrado promissor, além de ser possível incorporar produtos como geleias ou licores, o que também se conecta com o turismo rural. Marglei Trevisan frisa que existem diversas possibilidades de agregar valor, seja no setor gastronômico ou em novas formas de produção. O turismo também entra como um grande aliado, com oportunidades como visitas guiadas e a transformação dos produtos em itens turísticos, ressaltou a secretária.
Marglei Trevisan também destacou a relevância das capacitações no que se refere à sucessão familiar no campo. Ela explica que muitos jovens têm se interessado pelo campo, mas buscam uma remuneração adequada e a garantia de um futuro financeiro.
A secretária reforçou que as parcerias com o SEBRAE e o SENAR têm sido essenciais nesse processo, oferecendo aos produtores um olhar externo, capaz de sugerir novas alternativas e métodos de trabalho.
Marglei Trevisan enaltece que o município de Iporã do Oeste segue investindo no empreendedorismo rural como uma estratégia para fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida dos seus moradores.
Comentar pelo Facebook