25.11.2020 às 10:32h - Coronavírus
Conforme o médico da unidade de saúde, Gabriel Lenz, nos últimos meses o município havia registrado uma redução nos casos de Covid, mas nas últimas duas semanas voltou a registrar aumento.
Ele cita que no momento são três pacientes ativos com sintomas e dois pacientes estão internados no hospital regional, um deles na UTI. Os dois fazem parte do grupo de risco, sendo um idoso de 77 anos e hipertenso, e o outro é obeso e asmático, este que está na UTI.
O profissional explica que quando o paciente chega na unidade de saúde, passa pela triagem de enfermeira, é encaminhado para o médico da ala Covid, e se os sintomas forem positivos para o vírus, é indicado o isolamento por dez dias. No décimo dia é feito o teste rápido, com resultado em 20 minutos.
Para o médico da unidade de saúde de São João do Oeste, cansados do isolamento e das restrições impostas pela pandemia, às pessoas estão relaxando nos cuidados e se aglomerando.
Gabriel Lenz destaca que a maioria das transmissões ocorre de forma comunitária, ou seja, contaminação de pessoa a pessoa no contato diário.
O médico afirma que o ideal é ainda fazer o uso de máscara em todos os ambientes, seja nas ruas, no comércio ou no contato com outras pessoas. Ele chama atenção também para a importância do uso de álcool gel e a lavagem frequente das mãos.
Conforme o médico, o vírus não permanece muito tempo ativo no ar, e a transmissão ocorre geralmente por gotículas do paciente infectado, por isso, a orientação é manter o distanciamento social de ao menos um metro e meio. Os principais sintomas são tosse, falta de ar, febre, corisa, congestão nasal, diarreia e dor abdominal.
Comentar pelo Facebook