25.10.2023 às 16:23h - atualizado em 25.10.2023 às 16:26h - Saúde

SMO tem mais de 40 casos de covid em 4 dias e Saúde reforça recomendações

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

SMO tem mais de 40 casos de covid em 4 dias e Saúde reforça recomendações
Cristian Lösch / Portal Peperi

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde emitiu uma nota de alerta para a população de São Miguel do Oeste em razão do aumento de casos de Covid-19. De acordo com os dados do setor, foram confirmados 330 casos da doença neste ano, 80 deles somente neste mês. Nos últimos quatro dias, foram 41 notificações, média de 10 novos casos positivos de coronaviurs por dia. O Secretário de Saúde, Alfredo Spier, esteve no Peperi Entrevista e disse que o quadro acendeu uma luz de alerta no setor. Ele reforçou que as pessoas devem voltar a ter alguns cuidados para evitar a contaminação pelo vírus.

Spier comentou que o alerta emitido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde tem algumas recomendações básicas diante do aumento de casos de Covid na cidade. Ele disse que o município ainda não adotou nenhuma medida restritiva, mas reforçou algumas questões que devem ser observadas pelas pessoas, especialmente nas escolas e em postos de saúde.

O Secretário de Saúde também destacou que o setor de vigilância está monitorando, diariamente, a evolução dos novos casos de Covid na cidade. Alfredo Spier reforçou que além dos cuidados já previstos pela nota de alerta da vigilância, é importante que as pessoas mantenham a vacinação em dia. O secretário comentou que as pessoas fizeram o esquema primário com duas ou três doses, mas, depois disso, pouca gente continuou se vacinado contra a Covid-19. Spier destacou que é fundamental que a população mantenha os cuidados e continue se vacinando para evitar novos casos da doença.

- OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA!

O setor de Vigilância Eoidemiológica reforça a importância da população intensificar as medidas de prevenção e proteção contra a COVID 19, entre elas:

•Vacinação;
•Higienização de mãos com frequência;
•Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
•Utilizar a etiqueta respiratória (cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar com o antebraço e eliminar lenços e máscaras usadas no lixo);
•Limpar e desinfetar superfícies e objetos que as pessoas tocam com frequência;
•Evitar contato próximo com pessoas doentes;
•Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres;
•Evitar aglomerações e, caso não seja possível, manter uma distância segura (de, no mínimo, um metro);
•Manter os ambientes bem ventilados;
•Procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento diante de sintomas gripais como febre, tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta entre outros;
•Realizar a testagem dos casos sintomáticos para COVID-19;
•Utilizar máscaras como parte de uma estratégia abrangente para proteção individual e coletiva contra infecções respiratórias, especialmente pessoas de grupos vulneráveis ou que apresentem sintomas respiratórios.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.