25.09.2025 às 19:35h - atualizado em 25.09.2025 às 19:59h - São Miguel do Oeste
A 35ª edição da Cavalgada da Integração Sul-Brasileira passou por São Miguel do Oeste nesta quinta-feira, 25. O evento tem como objetivo fortalecer os laços entre os tradicionalistas e preservar os costumes da cultura gaúcha.
O trajeto iniciou no último domingo, 21, em Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul, com o acendimento da chama crioula, e segue até o próximo domingo, 28, quando será encerrado em Dionísio Cerqueira, na fronteira com o Paraná.
De acordo com um dos coordenadores, Leonir Basei, a expectativa é de que entre 70 e 80 cavalarianos participem do percurso deste ano. Ele destaca que, além de manter viva a tradição, a cavalgada tem papel educativo para os mais jovens.
Lenoir da Rocha, também coordenador do evento, disse que a iniciativa é aberta à comunidade e representa um momento de integração. “Quanto mais pessoas participarem, melhor. É uma forma de mostrar a força da tradição gaúcha, que é tão bonita e rica em valores como o respeito e o companheirismo”, afirmou.
A reportagem da Peperi ainda conversou com Marcionei Mosele, que participa pela primeira vez do evento. Ao lado do filho, de nove anos, Marcionei disse que é motivo de orgulho ver que o filho herdou seus costumes e tradições. Ele disse que é fundamental o envolvimento da juventude para que a força do movimento não se perca.
Foto(s): Lucas Lôndero/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook