25.09.2021 às 11:37h - atualizado em 25.09.2021 às 13:23h - Geral

São João do Oeste enfrenta problemas para preencher vagas no Conselho Tutelar

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

São João do Oeste enfrenta problemas para preencher vagas no Conselho Tutelar

O município de São João do Oeste precisou lançar novo edital para eleger conselheiros para mandato tampão. Os membros que assumiram no ano passado não tiveram interesse em continuar no cargo.

O problema está na falta de interesse dos candidatos à vaga. Conforme o presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cristiano Grasel, apenas duas inscrições foram confirmadas para 9 vagas entre titulares e suplentes.

As inscrições iniciaram no dia 16 de setembro e prosseguem até dia 30 deste mês. A baixa procura causa preocupação e ainda tem situações que impedem os candidatos de concorrem a vaga por não preenchem os requisitos que incluem residir no município no mínimo há três meses e formação de pelo menos ensino médio.

Devido à desistências dos Conselheiros Tutelares de São João do Oeste, o município terá que fazer eleição extra. No momento o município possui apenas uma pessoa no cargo e por isso a necessidade de realizar novas eleições para 4 vagas de titular e 5 suplentes.

Cristiano Grasel destaca que a eleição será indireta sem a participação popular e também não terá prova de capacitação técnica. As exigências são as de rotina para quem deseja ocupar um cargo público. Já foi analisada a possibilidade de baixar exigências e até eliminar algumas restrições.

Grasel ressalta que qualquer alteração depende da aprovação do Ministério Público que mantém o controle das orientações.

Objetivo é manter o edital como está, ocorrendo alterações somente em situações extremas. A Secretaria da Saúde, responsável pelos conselheiros, avalia a legalidade para aumentar o salário, que atualmente é de R$ 1.350,00.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.