25.09.2021 às 07:47h - atualizado em 25.09.2021 às 11:02h - Geral

Empresário de SC chora ao vivo e desabafa sobre regras: "Estamos passando fome"

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Empresário de SC chora ao vivo e desabafa sobre regras: "Estamos passando fome"

O presidente da Associação Catarinense das Casas de Shows, Artistas, Músicos e Similares do Estado de Santa Catarina (ASCCASMUSC), Sandro Fortes, fez duras críticas ao novo decreto do governo de Santa Catarina, que decidiu autorizar a realização de eventos com 60% da capacidade do local a partir de outubro. Em entrevista ao programa CBN Total desta sexta-feira, 24, o músico, promotor de eventos e que até há quatro meses era proprietário de casa noturna, afirmou que a categoria está passando por muitas dificuldades.

— Nós estamos passando fome, sofrendo e perdendo o nosso capital, a nossa dignidade. Desde a pandemia, 35% dos profissionais e empresas associadas desistiram da atividade. São profissionais de casas noturnas, bandas musicais e músicos que largaram e estão há dois anos sem trabalhar e tiveram que buscar outras atividades. O governo anuncia que tem mais de R$ 200 milhões para auxiliar, mas das 532 casas e artistas da nossa associação nenhum de nós conseguiu 1 centavo — disse.

Fortes explica que muitos estão sem certidão negativa de débitos e, assim, não se enquadram no programa. Ele reclama, ainda, que muitos empreendimentos precisam pagar alvarás mesmo sem poder funcionar, que as pistas de danças estão proibidas enquanto que aulas de danças estão funcionando e que a mudança nos critérios no mapa de classificação de risco prejudicou o setor.

O que diz o governo de SC

Por meio da assessoria de imprensa, o governo de Santa Catarina se manifestou sobre o assunto em nota. Leia abaixo:

"A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) tem total conhecimento da realidade que o setor do turismo e, consequentemente, de eventos vive. Desde o início da pandemia, a Santur criou, junto com representantes do setor, o GT de Eventos para encontrar, de forma segura, as melhores resoluções. Inclusive, esteve, em diferentes ocasiões, em contato com a presidência da ASCCASMUSC.

Vale destacar, portanto, que o Decreto nº 1.486/2021 foi elaborado com a anuência do setor, do GT de Eventos e também em conformidade com a Secretaria de Saúde do Estado (SES).

Dentro deste GT de Eventos, fazem parte, além da Santur, a Secretaria de Estado da Saúde, as Vigilâncias Sanitárias de SC, Fecomércio, Abrape, Abeoc, Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Floripa Convention/Fortur e Abrasel.

Além disso, a Santur disponibiliza uma equipe para orientar na busca dos recursos que estão disponíveis como o Fungetur, BRDE e também no Badesc, totalizando mais de R$ 300 milhões. São linhas de créditos disponíveis para as empresas que integram, inclusive, a ASCCASMUSC.

A Santur está e seguirá à disposição e de portas abertas para buscar novas soluções para o setor."

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.