25.09.2020 às 15:59h - atualizado em 25.09.2020 às 19:33h - Geral

Rádio: Uma relação de amor que vem da infância

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Rádio: Uma relação de amor que vem da infância

Neste dia 25 de setembro é lembrado o Dia Nacional do Rádio.

Ouvinte assíduo da Rádio Oeste FM de Iporã do Oeste, e que inclusive participa dos programas musicais da programação tocando sua gaitinha de boca, seu Selvino Schneiders participou de entrevista nesta sexta-feira para contar sobre a relação que possui com o rádio.

Hoje com 78 anos, Selvino recorda que quando criança, por volta dos oito anos de idade, a sua família, que morava em Beato Roque, São João do Oeste, foi uma das primeiras a adquirir um aparelho de rádio.

Ele conta que o aparelho, que descreve como uma caixa enorme da marca Coloral, foi comprado em Santa Cruz do Sul e era movido a bateria.

Quando a bateria descarregava, era levada para uma serralheria em Ervalzinho para ser carregada novamente. Selvino lembra que pelo rádio se diverte, se mantém informado, além de ser sua companhia diária.

Por serem poucos os aparelhos de rádio na época, há cerca de 60 anos, era comum que a vizinhança se reunisse na casa do seu Selvino Schneiders para ouvir as notícias.

O idoso lembra que o rádio era considerado uma preciosidade, e uma honra para ele e seus seis irmãos, por isso, somente o seu pai podia mexer no aparelho.

Selvino comenta que sua família se mudou anos depois para Iporã do Oeste, onde possuía um hotel, no local em que hoje está localizada a loja de Elmo A Kist.

Ele conta que foi grande a surpresa de todos quando um caminhoneiro, a procura de hospedagem, chegou no local com um rádio portátil a pilha. Todos que estavam no local almoçando foram até a mesa do motorista conferir a novidade. Seu Selvino mora próximo a Rádio Oeste, e diz que ficou admirado quando pela primeira vez teve a oportunidade de conhecer um estúdio e todos os equipamentos que comporta.

Clique aqui para ouvir a entrevista com seu Selvino.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.