25.08.2025 às 16:01h - São Miguel do Oeste
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste sediou nesta segunda-feira, 25, o Fórum da Procuradoria Especial da Mulher. O evento foi uma iniciativa da Câmara, juntamente com o Comdim, e teve como tema “Mulher: seu poder é ser você!”.
O presidente da Câmara, Ravier Centenaro, destacou a relevância do encontro, afirmando que ele reforça a força da participação feminina na política local. Atualmente, o Legislativo de São Miguel do Oeste conta com maioria feminina, composta por sete vereadoras.
Em entrevista à Peperi, Centenaro disse que o fórum mostra o quanto as mulheres estão engajadas em temas que buscam o fortalecimento feminino. O principal objetivo é empoderar as mulheres para que não passem mais por situações de agressão e para que ocorra uma mudança cultural na sociedade sobre o papel da mulher, diminuindo os índices de violência.
Segundo Centenaro, a presença expressiva de mulheres no parlamento municipal serve de inspiração para que outras também ocupem espaços de liderança e conquistem respeito na sociedade.
O prefeito de São Miguel do Oeste, Edenílson Zanardi, disse à Peperi que o evento acontece durante o 'Agosto Lilás', mês dedicado à prevenção e proteção contra a violência feminina. Ele ressaltou que os casos de violência contra a mulher são elevados em todo o Brasil e em Santa Catarina, incluindo São Miguel do Oeste, justificando a necessidade de orientar e oferecer um espaço para discutir o tema e prevenir essas ocorrências.
Zanardi destacou que não apenas a violência física, mas também a violência psicológica. O prefeito pediu que a população auxilie, comunique e denuncie, e que as vítimas busquem ajuda na Polícia Civil, Polícia Militar ou na Secretaria de Assistência Social.
O município, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferece um trabalho preventivo e pós-violência. A secretaria atua com grupos de mães, migrantes, idosos e adolescentes, e conta com psicólogas e assistentes sociais nos CRAs para prestar assistência.
A programação oficial do fórum contou com palestras da Procuradoria Especial da Mulher do Estado, da delegada Joelma Alberton e da palestrante motivacional Tassiane Baseggio, além de espaço para debate e encerramento com coffee break.
Foto(s): Rudinei Heinle/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook