25.08.2025 às 14:50h - Educação

Escola de Itapiranga transforma árvores caídas em peças artesanais

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Escola de Itapiranga transforma árvores caídas em peças artesanais
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

A Escola São José, de Sede Capela, interior de Itapiranga, envolve alunos e familiares no Projeto Reflorestar Ideias. O trabalho iniciou a partir de um temporal que afetou drasticamente os pátios da escola rural. Para reaproveitar as árvores que foram derrubadas pela força do vento, foi estruturada uma marcenaria no educandário. No momento estão sendo produzidos castiçais para velas, tabuas para corte de carne e tempero, descanso de panela e outros utensílios. As peças são comercializadas entre R$ 5 e R$ 130.

Segundo o Professor da Escola Estadual São José, José Gilvane Lauer, também está ocorrendo o reflorestamento nas áreas atingidas pelo temporal. O Projeto Reflorestar Ideias envolve 90 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Os trabalhos manuais ocorrem principalmente nos momentos de contraturno das turmas do curso técnico em agropecuária e do ensino em tempo integral. Inicialmente os professores contribuíram com maquinário para o corte das madeiras, envolvendo ainda professores de arte, química e o laboratório maker.

A divulgação já ocorreu na Feira das Profissões da Uceff e por meio das redes sociais. Agora ocorre avaliação de um ponto para comercialização das peças artesanais confeccionadas pelos alunos com auxílio dos professores.

O professor é otimista para continuidade do projeto, pois conta com envolvimento das famílias e gera empolgação os alunos.

“A amplitude é constatada pela participação dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Eles atuam em todo o processo, desde a limpeza da madeira até os acabamentos com rezina e verniz” destaca José Gilvane Lauer.

O lucro é destinado para a Associação de Pais e Professores para a compra de ferramentas e materiais visando a independência do Projeto Reflorestar Ideias.

“O senso de pertencimento criado pelos alunos com esse projeto, além de mudar o olhar dos programas escolares, faz com que os alunos se sintam parte da escola, que gostem de estudar” aponta Sueli Von Borstel, Diretora da Escola São José.

Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.