25.07.2024 às 08:08h - atualizado em 25.07.2024 às 08:28h - Extremo Oeste
A mais recente atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelou um cenário preocupante que todos os 87 leitos de UTI ativos na rede pública do Oeste de Santa Catarina estão ocupados. As unidades de terapia intensiva estão distribuídas entre os municípios de São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó e Xanxerê.
No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, os 10 leitos de UTI estão ocupados. O hospital atende principalmente casos relacionados a problemas pulmonares, refletindo uma tendência observada na região.
O Hospital São José, em Maravilha, também enfrenta uma situação crítica com seus 10 leitos de UTI lotados. A principal causa das internações tem sido problemas respiratórios, segundo informações do hospital.
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) em Xanxerê está com todas as suas UTIs - neonatal, adulto e coronariana - lotadas. A UTI neonatal abriga principalmente bebês prematuros em desenvolvimento, enquanto a UTI coronariana cuida de pacientes com complicações cardiológicas. A ala adulto atende uma variedade de casos.
Em Chapecó, o Hospital Regional do Oeste (HRO) possui 40 leitos de UTI, todos ocupados. A demanda constante por vagas faz com que sempre haja pacientes esperando por atendimento, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital.
A SES destaca que o sistema hospitalar público do Estado opera em rede, transferindo pacientes para outras unidades quando não há vagas disponíveis, inicialmente na região do paciente e, se necessário, para fora dela.
Fonte: com informações da ND+
Comentar pelo Facebook