25.07.2022 às 10:30h - Saúde
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste está desenvolvendo neste mês a campanha “Julho Verde Escuro”. De acordo com a ginecologista, Josiane Castro, as ações são voltadas para a prevenção de doenças, principalmente do câncer de colo de útero.
Segundo ela, essa doença é causada por alguns tipos de HPV que ocasionam infecções genitais frequentes e que na maioria das vezes não causam doenças, porém, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que evoluem para câncer e por isso as mulheres precisam ter atenção.
Ela afirmou que essas alterações celulares são percebidas facilmente no exame do preventivo, também conhecido como exame de Papanicolau. Ela destacou que a doença tem cura na sua totalidade, porém, para isso é fundamental que as mulheres realizem o exame com frequência ou pelo menos, uma vez ao ano.
Atualmente, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de mama e intestino. Esse tipo de câncer também é a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.
A profissional comentou que o exame preventivo permite um diagnóstico precoce e aumenta expressivamente a chance de cura, e o mesmo é ofertado nos postos de Saúde e também na Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste.
Josiane reforçou a importância desse procedimento e lamentou a diminuição da procura por parte das mulheres. Para a ginecologista, o público feminino precisa ter consciência da importância do exame e frisou que os sintomas só aparecem quando a doença está em estágio avançado, reforçando dessa forma, que o exame preventivo se torna mais fundamental ainda para evitar o agravamento da situação.
Comentar pelo Facebook