25.05.2022 às 12:00h - Brasil
No Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde: Orientação sexual auto identificada da população adulta, divulgada nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Esta é a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado.
Os dados, coletados em 2019, mostram que 94,8% da população, o que equivale a 150,8 milhões de pessoas, identificam-se como heterossexuais, ou seja, têm atração sexual ou afetiva por pessoas do sexo oposto. Já 1,2%, ou 1,8 milhão, declaram-se homossexual, ou seja, tem atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero. Outros 0,7%, ou 1,1 milhão, declara-se bissexual, tendo atração por mais de um gênero ou sexo binário.
A pesquisa mostra ainda que 1,1% da população, o que equivale a 1,7 milhão de pessoas, disse não saber responder à questão e 2,3%, ou 3,6 milhões, recusaram-se a responder.
Uma minoria, 0,1%, ou 100 mil, disse se identificar com outras orientações. Segundo o IBGE, quando perguntadas qual, a maioria respondeu se identificar como pansexual, onde cujo gênero e sexo não são fatores determinantes na atração e outros responderam serem assexuais, sendo pessoas que não tem atração sexual.
De acordo com o IBGE, a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os que têm nível superior, de maior renda e com idade entre 18 e 29 anos.
Em relação às regiões, o Sudeste registra o maior percentual, 2,1%, enquanto o Nordeste tem a menor, 1,5%.
O resultado brasileiro é semelhante ao de outros países, como Colômbia, Chile, Estados Unidos e Canadá.
A pesquisa foi realizada em 2019 e ao todo, foram visitados 108.525 domicílios e realizadas 94.114 entrevistas. Os dados representam 159,2 milhões de brasileiros.
Fonte: Agência Brasil
Comentar pelo Facebook