25.05.2020 às 14:52h - atualizado em 25.05.2020 às 16:19h - Eleição

Prefeito de Santa Helena defende adiamento e cobra agilidade sobre definição das eleições 2020

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Prefeito de Santa Helena defende adiamento e cobra agilidade sobre definição das eleições 2020

O Congresso Nacional iniciou recentemente a discussão sobre a possibilidade do adiamento das eleições. De acordo com o prefeito de Santa Helena, Luiz Gluitz, falar em eleições neste momento tão complicado que os municípios estão passando acaba sendo difícil, já que a preocupação está voltada para a prevenção ao coronavírus.

O prefeito afirma que há incerteza sobre a prorrogação ou não das eleições, e se isso se confirmar, não se sabe ainda se o processo eleitoral ocorre ainda este ano.

Gluitz acredita que pelas discussões já em andamento, a partir do próximo mês a comissão formada no congresso para discutir o adiamento ou não das eleições terá uma posição quanto à isso. Ele lembra que há inclusive dificuldade na realização de reuniões políticas neste momento, para discutir sobre possíveis candidatos.

A expectativa, segundo o prefeito de Santa Helena, é que quem tiver o poder de definir sobre o adiamento ou não, analise de forma consciente o que é melhor neste momento, considerando se há condições de realizar a eleição na data marcada.

Luiz Gluitz afirma que no momento que houver uma definição, os municípios vão ter que se organizar para o que for decidido, mas avalia que haverá grande dificuldade em articular os prazos eleitorais caso a eleição se mantenha para 2020.

Ele lamenta que em meio à turbulência, principalmente devido à pandemia e a indefinição eleitoral, fica difícil administrar um município, considerando que continuam valendo as regras e os prazos eleitorais em relação à obras e investimentos.

Para o prefeito de Santa Helena, se forem mantidas as eleições para este ano, ficará claro que quem tem o poder de definir isso tem muito interesse particular com isso, contradizendo as dificuldades que municípios enfrentam.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.