25.04.2025 às 19:50h - Santa Catarina

Casos prováveis de dengue caem 92% em SC em comparação com 2024

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Casos prováveis de dengue caem 92% em SC em comparação com 2024
Foto: Divulgação/ Internet

Santa Catarina já registrou 54.370 notificações de dengue até o dia 21 de abril de 2025, segundo o último informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desses, 16.543 casos são considerados prováveis até o momento. Na comparação com o mesmo período do ano 2024, onde foram registrados 208.571 casos prováveis, a queda é de 92,1%.

Os casos prováveis incluem todos os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos, exceto os descartados. Ao todo, já foram confirmados cinco mortes pela doença.

Apesar da diminuição dos casos prováveis, o Estado diz que “segue o alerta para os próximos meses para a população fazer sua parte”.

Mais de 32 mil focos já foram registrados em 84% dos municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 178 são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. A região Oeste, segundo o mapa divulgado com a situação epidemiológica, é a mais afetada.

Os dados levam em consideração os registros desde o dia 29 de dezembro de 2024. Além das mortes já confirmadas, outros sete óbitos estão sendo investigados.

Confira onde foram registradas mortes pela doença no Estado:

Descanso – 26 de janeiro de 2025

Homem de 17 anos

Itapoá – 25 de fevereiro de 2025

Mulher de 71 anos

São Miguel do Oeste – 1° de abril de 2025

Mulher de 90 anos

Itajaí – 2 de abril de 2025

Mulher de 76 anos

Itapema – 8 de abril de 2025

Mulher de 61 anos

Dengue em gestantes

Santa Catarina também está monitorando os casos suspeitos de dengue em grávidas, de acordo com o informe epidemiológico. Até o momento, foram notificados 80 casos prováveis de dengue em gestantes. Desses, 31 casos foram confirmados para dengue, 46 estão em investigação e 3 são considerados inconclusivos.

No Estado, circula de forma predominante o sorotipo DENV1, com a presença também do DENV2 e DENV3, sendo que o DENV2 é o sorotipo predominante. Neste ano, foi identificado transmissão autóctone do sorotipo DENV3 nos municípios de Barra Velha, Blumenau, Brusque, Concórdia, Capinzal, Itá, Itajaí, Itapoá, Joinville, Navegantes, Palmitos, Penha e Romelândia.

Situação da Chikungunya em SC

Foram registrados 1.427 casos de Chikungunya em território catarinense, com 707 casos considerados prováveis e 510 confirmados. Em comparação com o mesmo período no ano passado, quando foram notificados 82 casos prováveis, houve um aumento de 762,2%.

Em relação às mortes, foram confirmados quatro óbitos em 2025. O primeiro caso foi registrado em Florianópolis, em idoso de 83 anos, no dia 1º de janeiro. Outros três casos acontecerem no município de Xanxerê, no Oeste, com mulheres de 85 anos, no dia 17 de março; de 80 anos, no dia 3 de abril; e de 76 anos, em 04 de abril de 2025. Um óbito está sendo investigado.

Casos prováveis de Zika aumentaram

Em quase quatro meses, já foram notificados 48 casos de Zika em Santa Catarina, sendo oito casos prováveis e 40 descartados. Em comparação com o mesmo período de 2024, houve um aumento de 100%, já que somente quatro casos prováveis haviam sido notificados.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.