25.04.2022 às 14:01h - atualizado em 25.04.2022 às 15:45h - Geral

Alta demanda e baixa oferta faz preço do leite aumentar

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Alta demanda e baixa oferta faz preço do leite aumentar
Acervo/Portal Peperi

Conselheiros que fazem parte do Conseleite estiveram reunidos, na sexta-feira, 22, em Chapecó para debater sobre o cenário atual do leite no grande Oeste catarinense.

Conforme o presidente Valter Brandalise, o projetado para este mês de abril era de aumento no preço do leite em Santa Catarina, o que ocorreu. No preço de referência, segundo ele, houve aumento de 8% no fechamento de março para este mês de abril. Conforme o presidente, este aumento se deve a alta demanda frente a baixa oferta do produto aliado a entressafra do leite. O valor do leite padrão do mês de março fechado foi de R$ 1,94, já os dados dos 20 dias deste mês mostram que o preço saltou para R$ 2,14. Para os próximos meses, com a safra do leite, ele disse que deve haver uma pequena queda no valor pago pelo litro de leite. O presidente ainda destacou que os produtores relatam sobre o alto custo de produção e diminuição na margem de lucro.

A próxima reunião do Conseleite ocorre no dia 25 de maio por videoconferência com objetivo de debater assuntos técnicos. Durante os encontros é fortemente discutida a tributação do leite em Santa Catarina. Ele afirmou que, cedo ou tarde, o Estado terá que corrigir os valores tendo em vista o impacto negativo que isso poderá causar caso não ocorram as mudanças necessárias. O presidente salientou que precisa haver um equilíbrio fiscal entre os três Estados do sul do Brasil. Porém, até o momento o Conseleite não conseguiu ter êxito nas negociações. Brandalise ainda afirmou que a falta de preços competitivos enfraquece o Estado catarinense no quesito de competitividade. Por isso, ele salientou ser preciso debater uma solução em conjunto entre o governo estadual, conselho e produtores.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.