25.03.2024 às 09:04h - atualizado em 25.03.2024 às 09:27h - Meio Ambiente

São João do Oeste recebe recursos para nova rede de água

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

São João do Oeste recebe recursos para nova rede de água
Foto: Prefeito de São João do Oeste - Genésio Anton

São João do Oeste deu mais um importante passo na concretização do projeto de recalque de água do Rio Uruguai, com investimento superior a 12 milhões de reais. O município de recebeu nesta semana a primeira parcela, do governo estadual no valor de um milhão de reais, em um total de cinco milhões de reais que serão repassados em convênio com o município.

Conforme o Prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton, o recalque de água do Rio Uruguai é a solução definitiva para a falta de abastecimento na cidade e interior. O sistema vai permitir uma folga no volume de água para atender futuras demandas em uma estimativa de até próximo 50 anos. Com o valor em conta será possível a emissão da ordem de serviço para início das obras.

Genésio Anton lembra que são mais sete milhões de reais que o município financiou com a Caixa Econômica Federal. Este recurso também já está disponível para sequência das obras. Duas empresas foram contratadas para realização dos serviços, desde a elaboração do projeto técnico e obras para construção das estações de tratamento e reservatórios para recalque.

O Prefeito reconhece que faltam alguns detalhes como a rede elétrica trifásica até o local de recalque no Rio Uruguai, na comunidade de linha Chapéu, no interior de Itapiranga e ainda a indenização de produtores rurais para passar a canalização. Genésio Anton salienta que são empresa grandes com obras em todo o Brasil e até no exterior. Para o município é uma obra gigantesca, porém considerada pequena para o porte das empresas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.