cresol mobile

25.03.2020 às 15:32h - Saúde

Anvisa autoriza farmácias de manipulação para venda de álcool gel

Ivan Guilherme

Por: Ivan Guilherme São José do Cedro - SC

Anvisa autoriza farmácias de manipulação para venda de álcool gel

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou as farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool gel de forma direta para o público desde a semana passada como medida de enfrentamento ao Coronavírus. O farmacêutico em SJCedro, Geonane Hoelscher explica que diferente da indústria que produz em grande escala, a produção das farmácias é mais lenta porque ocorre de forma artesanal.

Até então, somente indústrias de cosméticos podiam fabricar esses produtos, com necessidade de autorização da agência reguladora. Ele destaca que devido à dificuldade também no envasamento são poucas unidades ao dia, cerca de dez a 12. Mas os pedidos são muito maiores que a capacidade de produção, e além disso, as substâncias e frascos terminaram. Geovani percebe que o desabastecimento do produto ocorre em nível nacional, mas, lembra que existe o álcool líquido 96 por cento ou a lavagem das mãos com água e sabão que tem o mesmo efeito em combater o vírus.

Ele destaca ainda que pessoas em isolamento devem tomar cuidados para manter alta a imunidade do organismo. Segundo Hoelscher, é preciso orientar as pessoas sobre a necessidade em ficar no sol para que ocorra produção da vitamina D3. Neste período é possível encontrar alternativas como ficar nas sacadas, no pátio e basta de 10 a 12 minutos por período para que a pessoa não fique queimada, mas, ocorra produção da vitamina.

O farmacêutico salienta que a alimentação também ajuda a manter a defesa do organismo através do consumo de vegetais e frutas ricos em vitamina C. O alho, própolis naturais ou em cápsulas são outras opções para melhorar o sistema imunológico do corpo, ajudando a prevenir e combater doenças. Geovani relata que muitas pessoas têm estes produtos ou alimentos em casa e agora mais do que nunca é a hora de consumi-los, para auxiliar na imunização do corpo.

Fonte: Kelly Figueiró

Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.