25.02.2025 às 10:53h - atualizado em 25.02.2025 às 15:52h - Geral

Academia da Saúde retoma atividades com grupos em Iporã do Oeste

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Academia da Saúde retoma atividades com grupos em Iporã do Oeste

A Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste retomou as atividades em grupo da Academia da Saúde, com uma programação voltada para diferentes públicos e necessidades.

Coordenadas pela profissional de Educação Física Tatiane Walker, as atividades incluem musculação, caminhadas, ginástica laboral e funcional, atendendo tanto a população geral quanto grupos específicos, como idosos e pacientes com hipertensão e diabetes.

De acordo com a responsável pela organização das atividades, Débora Sichelero, a programação contempla cinco grupos regulares na academia, sendo que nas segundas e quartas-feiras, no horário das 7h30 e às 9h, são realizadas atividades para o grupo Vida Ativa, voltado a pacientes hipertensos e diabéticos.

Também nesses dias, às 9h, há um grupo dedicado à musculação, caminhadas e corridas, destinado a pessoas acima de 18 anos sem restrições médicas. No entanto, Débora salienta que esses grupos já estão com suas vagas preenchidas desde o ano anterior.

Já nas sextas-feiras, às 8h, os profissionais Adriano Furtado e Tatiane Walker promovem atividades funcionais e ginástica laboral voltadas aos servidores da saúde.

Além disso, Débora Sichelero salienta que há atividades para idosos acima de 60 anos, realizadas às segundas-feiras, às 14h, no Centro de Eventos. Na mesma tarde, um grupo de atividades físicas também acontece na Linha Jacutinga para o público idoso. Às quartas-feiras, dois novos grupos são atendidos no Centro de Eventos, às 14h e às 15h, respectivamente.

Além da programação fixa, Débora salienta que a Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste está retomando as atividades físicas nas comunidades.

Conforme a responsável pela organização, a iniciativa, que teve grande adesão no ano passado, volta a ser implementada com a chegada do profissional Adriano Furtado, que atuará com 20 horas semanais.

A partir desta semana, a programação inclui encontros nas comunidades de Monte Maria e São Vendelino. Segundo Débora, os participantes dos anos anteriores já foram contatados, mas novas inscrições estão abertas para interessados acima de 18 anos sem restrições médicas.

A expansão das atividades também está sendo discutida, conforme a demanda das comunidades. Débora salienta que entre os projetos em análise, há a intenção de abrir um grupo de musculação e caminhada no período da tarde, atendendo aqueles que não podem participar das atividades matutinas.

Para os interessados em ingressar nos grupos, a recomendação é comparecer à Academia de Saúde às sextas-feiras pela manhã. Os profissionais estarão disponíveis para receber novas inscrições e sugestões de atividades. Também é possível entrar em contato com a unidade de saúde para mais informações.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.