25.02.2022 às 15:24h - atualizado em 25.02.2022 às 17:05h - Turismo

Autoridades do Brasil e Argentina discutem possibilidade da abertura da fronteira em Paraíso

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Autoridades do Brasil e Argentina discutem possibilidade da abertura da fronteira em Paraíso
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Paraíso realizaram na tarde desta sexta-feira, 25, uma reunião de trabalho afim de discutir a abertura da fronteira para a passagem de turistas pela Ponte Internacional Peperi Guaçu. O encontro contou com a participação de autoridades do Brasil e Argentina.

De acordo com a prefeita, Marlene Giacomini, a intenção da administração de Paraíso é viabilizar a passagem de turistas argentinos. Ela comentou que já está em contato com a Polícia Federal e com a Receita Federal a fim de estruturar o local para que possa receber o efetivo das duas corporações.

O deputado estadual, Mauro de Nadal, lembrou que em 2013 diversas autoridades estiveram na ponte e foi tratado que o Brasil ficaria com a estruturação da ponte, enquanto a Argentina com o asfalto. Ele frisou que nove anos se passaram e a burocracia do Brasil travou o desenvolvimento da região. Mauro disse que essa abertura será uma grande conquista para todos, tanto brasileiros e argentinos.

Prefeito de San Pedro, Miguel dos Santos, também lembrou do evento realizado em 2013, e comentou que muitas coisas foram requisitadas, assim como que houvesse a conclusão do asfaltamento por parte do Governo Argentino, o que foi concluído, porém do lado brasileiro, o trabalho até hoje não aconteceu. Ele pediu para que as autoridades federais do Brasil se esforcem em realizar a abertura da passagem de turistas e comentou que a região está perdendo muito dinheiro, pois o turismo regional é importante para ambos os países.

Segundo o prefeito do lado argentino a imigração está funcionando perfeitamente, mas é preciso um esforço amplo para abrir a fronteira do lado brasileiro.

O empresário e Presidente da Comissão Bi-Nacional Ponte Internacional Peperi-Guaçu, Darci Zanotelli, cobrou da Polícia Federal e da Receita Federal informações concretas sobre a construção da ponte. Zanotelli disse que a passagem de turistas está disponível desde 1998. Ele cobrou das autoridades um acordo bi-lateral e que haja condições mínimas para os servidores e turistas que por ali passam.

Uma ata foi realizada sobre as discussões e será encaminhada ao Governo Brasileiro e ao Argentino.


Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.