25.02.2021 às 10:17h - atualizado em 25.02.2021 às 13:14h - Saúde
Há uma fila de espera por leitos de UTI Covid-19 para adultos em todo o estado de Santa Catarina. Dados internos da secretaria de Estado da Saúde, apontam que pelo menos 50 pessoas estão aguardando por uma unidade de terapia intensiva dentro do sistema de regulação estadual. Mas, segundo fontes da pasta, o número pode ser ainda maior, já que somente são enviados para o controle interno os pacientes com condição de transporte para longas distâncias, no caso de transferência.
Em São Miguel do Oeste, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso informou no final da tarde de ontem, quarta-feira, 25, que haviam cinco pacientes aguardando transferência para leitos de UTI.
O Oeste é a região que mais demanda o sistema de regulação atualmente. Pelos dados de quarta-feira, eram 24 pessoas esperando por vaga. Depois vinha a Grande Florianópolis, com 11.
O Superintendente de Regulação da secretaria de Saúde, Ramon Tartari, destaca que os 783 leitos de UTI Covid-19 abertos desde março estão "todos ocupados ou praticamente todos ocupados". Ele enfatiza que somente ampliar leitos não será a solução. Tartari afirma que a Secretaria de Estado da Saúde está tentando regular o que não existe. O consumo dos leitos é absurdo, e os pacientes são graves. A regulação não pode tapar o sol com peneira".
Para finalizar, Tartari ainda disse que precisa de soluções de curto prazo diante do cenário preocupante de ocupação em Santa Catarina.
Comentar pelo Facebook