25.02.2021 às 13:19h - atualizado em 25.02.2021 às 15:26h - Coronavírus
O aumento de casos de Covid-19 deixa profissionais da saúde em alerta com o risco de contágio. Segundo o médico Tiago Soder, que atua na secretaria de Saúde de Itapiranga, o aumento diário dos números de casos comprova que estamos no pior momento em quase um ano de pandemia. Ele observa que a doença atinge pessoas de todas as idades e exige o máximo de cuidado de cada um.
Sem vagas nas UTIs dos hospitais de referência em São Miguel do Oeste, Chapecó e Xanxerê, está ocorrendo a transferência para hospitais mais distantes. O médico destaca ainda que o problema maior está em conseguir uma equipe disponível para o transporte de pacientes, pois as Secretarias Municipais de Saúde e Samu, possuem grande demanda para o transporte de pacientes.
O médico afirma que a tendência é piorar a situação no período de inverno. Com os sintomas gripais mais comuns nos meses de frio, a preocupação aumenta com o novo Coronavírus. O município de Itapiranga já possui atendimento prioritário para pessoas com sintomas gripais. Estes pacientes são encaminhados para espaços específicos e visam reduzir a transmissão do vírus.
Tiago Soder ressalta que as unidades de saúde locais são de alto risco de contágio, já que realizam o atendimento de pessoas com a doença. É preciso avaliar a real necessidade de buscar atendimento médico.
Comentar pelo Facebook