25.01.2026 às 21:59h - Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Palma Sola, realizou na tarde deste domingo, 25, um atendimento de emergência que salvou a vida de uma lactente de apenas nove dias, após engasgo com leite materno.
De acordo com o relatório da ocorrência, populares da Fazenda Caldato deslocaram-se até o quartel dos bombeiros levando a bebê Maite F. S., que apresentava engasgo e quadro de cianose. A criança é filha de Iara S. S. e Andriel F.
Ao receber a lactente, o socorrista Cb BM Robson iniciou imediatamente as manobras de desobstrução das vias aéreas, com apoio dos bombeiros comunitários Dondé, Ribeiro e Cleverson. Já no primeiro ciclo de tapotagem, a criança apresentou retorno respiratório eficaz e melhora significativa do quadro clínico.
Após os primeiros atendimentos, a mãe foi orientada a acompanhar a guarnição até o hospital para avaliação médica. Durante o deslocamento, a lactente apresentou leve dificuldade respiratória, porém com evolução positiva. No hospital, a bebê passou a chorar espontaneamente, sendo realizada a higienização das vias aéreas superiores, com a remoção de pequena quantidade de leite e secreção.
O relatório também destaca que esta não foi a primeira ocorrência semelhante atendida pelo Cb BM Robson. Em junho de 2025, o bombeiro atuou no salvamento de outra lactente, de 40 dias, que havia se engasgado com leite materno e estava inconsciente em sua residência, no bairro Sol Nascente. Na ocasião, foram realizadas manobras de desobstrução e ressuscitação cardiopulmonar, com sucesso.
Fonte: Corpo de Bombeiros
Foto(s): Corpo de Bombeiros
Comentar pelo Facebook