25.01.2024 às 15:27h - Geral

Itapiranga possui mais de mil sistemas de energia solar

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga possui mais de mil sistemas de energia solar
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

Itapiranga possui 8.600 consumidores de energia elétrica e desses, 1.096 tem projetos fotovoltaicos em funcionamento. Somando as instalações de produção de energia solar de Tunápolis, São João do Oeste e Iporã do Oeste, chega a 28% das unidades geradoras de energia do sol nos 34 municípios de abrangência da Agência Regional da Celesc de São Miguel do Oeste.

Conforme o Gerente Regional, Sandro Valmorbida, Itapiranga é um dos municípios de maior consumo na região. 13% dos consumidores já investiram em energia renovável. A Celesc está instalando Reguladores de Tensão nas redes gerais para evitar problemas nos horários de pico de produção e de consumo.

O Gerente Regional da Celesc, Sandro Valmorbida, destaca que a empresa incentiva a produção de energia solar e informa que a regional está instalando uma unidade com mais de quatro mil placas. Frisa que a Celesc é uma empresa pública, porém, mais de 80% das ações estão com a iniciativa privada. Hoje a empresa tem a segunda menor tarifa do país e mesmo assim consegue resultados satisfatórios.

Com relação a investimentos, está projetado para os próximos cinco anos a construção de nova linha de transmissão de Mondaí a Itapiranga orçada em R$ 96 milhões de reais. Ela entrará em atividade cada vez que a Linha de São Miguel do Oeste registrar algum problema.

Na subestação em linha Laranjeira, no interior de Itapiranga, até 2026 será trocado o transformador com investimento de R$ 7 milhões de reais. Além disso, a empresa investe em redes trifásicas para atender a demanda de consumo no meio rural. Sandro Valmorbida justifica a necessidade em função da ampliação de projetos agropecuários.

Com o crescimento da produção de energia com sistema solar, a Celesc já realiza melhorias nos sistemas de transmissão com instalação de reguladores de tensão para manter os índices exigidos pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Conforme Valmorbida, atualmente pouco mais de 2% da energia elétrica consumida na região é proveniente do sistema solar.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.