24.11.2023 às 14:15h - atualizado em 24.11.2023 às 15:38h - Chuvas

Itapiranga terá novo decreto de situação de emergência

O novo Decreto de Situação de Emergência de Itapiranga tem foco em prejuízos causados pelas fortes chuvas e enchentes do Rio Uruguai.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga terá novo decreto de situação de emergência
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A decisão saiu na reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 24, no auditório da prefeitura de Itapiranga.

O Conselho Municipal da Defesa Civil, com envolvimento de diversas entidades e setores públicos e privados decidiu pelo decreto referente aos prejuízos com enchentes e inundações.

Conforme o Coordenador da Defesa Civil, Douglas Friederichs, o município já possui o decreto pelos prejuízos causados pelo temporal com fortes ventos, intensa chuva e granizo que atingiu o interior do município na madrugada do dia 28 de outubro. Ainda é aguardado o reconhecimento por parte dos governos estadual e federal.

O novo Decreto de Situação de Emergência de Itapiranga tem foco em prejuízos causados pelas fortes chuvas e enchentes do Rio Uruguai. Na semana passada, o rio atingiu 13,68 metros acima do nível normal. O Coordenador da Defesa Civil, Douglas Friederichs, destaca que na reunião desta sexta-feira, 24, ficou estabelecido que a comissão vai fazer o preenchimento de todos os dados para o prefeito Alexandre Ribas prosseguir com a decretação da Situação de Emergência.

Friederichs destaca que a equipe está empenhada para alcançar os reconhecimentos dos decretos em Florianópolis e Brasília, para que os atingidos possam ter chance do saque do FGTS e outros benefícios devido ao impacto econômico nos perímetros urbano e rural.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, aproximadamente 55 estabelecimentos comerciais foram atingidos com enchente do Rio Uruguai, na semana passada. Siqueira informa que dados preliminares apontam pelo menos R$ 150 mil de perdas e danos diretos com produtos e danos em móveis

Ele cita ainda gastos extras para a retirada dos bens móveis, transporte e remontagem dos estabelecimentos atingidos pela enchente. Conforme o secretário, o município também teve prejuízos significativos. Os empresários ainda tiveram valores imensuráveis de perdas com as vendas que deixaram de ser feitas no período em que os estabelecimentos comerciais estiveram fechados devido a cheia do Rio Uruguai.

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.