24.11.2021 às 16:44h - atualizado em 24.11.2021 às 17:01h - Saúde
O Hospital de Itapiranga realiza atendimento a pacientes de 30 municípios da região Oeste. O governo estadual está realizando investimento maior com suplementações e isso viabiliza o hospital ofertar mais 100 cirurgias por mês, além das atuais 165 que já são realizadas mensalmente, totalizando 265 cirurgias.
Desafio é atender a demanda com regularização do estado e reduzir filas de espera em várias especialidades. Segundo o Diretor do Hospital Sagrada Família Santé de Itapiranga, Janir Bach, a unidade está buscando novas parcerias. e a regularização é feita pela Secretaria de Estado da Saúde.
A ampliação dos procedimentos surge com a nova política hospitalar do governo do estado que visa reduzir a fila de espera de mais de 100 mil procedimentos em Santa Catarina.
O diretor Janir Bach diz que a preocupação é de atender também a população de Itapiranga, pois existe o contrato com o município para o serviço de urgência e emergência, além do contrato com o estado para internações e cirurgias. Ressalta que a fila de espera é considerável, pois nos últimos anos travou a realização de exames e cirurgias e isso gerou um aumento muito grande na demanda.
O diretor observa que é obrigação do estado realização de cirurgias, porém os municípios realizam complementação para atender os pacientes que aguardam por atendimento de média e alta complexidade. Segundo Bach, a destinação de maior volume de recursos permite agilizar o atendimento a paciente que estão em fila de espera.
Janir Bach reforça que o desejo é sempre ampliar o atendimento e melhorar a qualidade de vida da população. O diretor do Hospital Sagrada Família Santé alerta que a autorização para os procedimentos não é do prefeito, nem secretaria da saúde.
A ordem de atendimento segue uma lista estabelecida pela Secretaria Estadual da Saúde com critérios estabelecidos em diferentes especialidades. Janir Bach está em Florianópolis para negocias novos contratos com o estado e proporcionar atendimento gratuito para maior número possível de pacientes no hospital de Itapiranga. Os pacientes são enviados por 30 municípios da região.
Comentar pelo Facebook