24.11.2020 às 17:50h - Estiagem

Secretaria de Obras direciona todos os serviços no combate aos efeitos da estiagem

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Secretaria de Obras direciona todos os serviços no combate aos efeitos da estiagem
Cristian Lösch / Portal Peperi

A partir desta semana, todos os serviços prestados pela Secretaria de Obras de São Miguel do Oeste passam a ser direcionados para o combate aos efeitos da estiagem. A decisão foi anunciada pelo prefeito Wilson Trevisan, após reunião com sua equipe de governo, e oficializada por meio do Decreto 9.424/2020, publicado nesta terça-feira, 24.

De acordo com Trevisan, serão afetados os trabalhos de manutenção de estradas e demais intervenções da equipe de trabalho do Município, tanto na área rural quanto urbana, enquanto perdurar a situação de estiagem. O prefeito pede a compreensão da população, e a colaboração no sentido de economizar água durante este período.

Também está prevista a concessão de férias coletivas para os servidores do setor de Obras e de Agricultura, a partir do dia 20 de dezembro, sendo mantida apenas uma equipe mínima, responsável por questões emergenciais e de combate aos efeitos da estiagem. Os serviços que são executados por empresas terceirizadas, por ora, ficam mantidos.

Atualmente, o Município está transportando cerca de 200 mil litros de água por dia, para abastecer mais de 120 propriedades, em áreas onde não há atendimento da Casan. O trabalho é realizado em três veículos. Outros dois caminhões estão sendo adaptados para também realizar este trabalho a partir da próxima semana. O quadro só não é pior, devido ao alto investimento realizado nos últimos anos pela Secretaria de Agricultura, na proteção de fontes e abertura de quase 200 poços caxambu.

Desde o dia 02 de outubro, o Município de São Miguel do Oeste foi declarado em Situação de Emergência devido à estiagem. As perdas no setor agrícola já ultrapassam os R$ 23,5 milhões.

Fonte: ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.