24.10.2023 às 16:37h - atualizado em 24.10.2023 às 17:02h - Educação
O evento ocorreu nesta terça-feira, 23, diretamente nas escolas durante o período da manhã. De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Itapiranga, Elaine Mueller, este sistema distribuído nas escolas tem como meta dar oportunidade para toda a comunidade participar do debate e projetar as discussões da Conae Nacional.
O documento final será o novo Plano Nacional da Educação até 2034. O tema deste ano é Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
A Secretária destaca que Itapiranga tem entre os destaques da sua proposta, as escolas de atividades em tempo integral na cidade e interior. Uma das metas do Plano Nacional da Educação de 2014-2024, que muitos municípios não conseguiram dar conta.
Itapiranga já possui educação em tempo integral desde 1995 e com avanços a cada ano. Elaine Mueller destaca que é preciso o repasse de recursos para os municípios cumprir suas metas. Itapiranga há muitos anos usa recursos próprios para desenvolver ações na educação e antecipar a implantação de programas que são estabelecidos como metas.
A Conae 2024 pretende contribuir para a apresentação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034, colocando em debate, ainda, a avaliação do plano vigente. De acordo com a secretária de Educação, além de avaliar o plano decenal que está sendo concluído, os educadores estão diagnosticando a situação educacional e, a partir delas, apontando as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década.
Elaine explica ainda que na etapa desta terça-feira, 24, foram definidos os representantes por eixo temático, que vão levar as propostas de Itapiranga para a etapa regional da Conae marcada para a quinta-feira, dia 26, na Unoesc, em São Miguel do Oeste.
A Conferência Nacional de Educação tem sete eixos temáticos neste ano. De acordo com a Secretária da Educação de Itapiranga, Elaine Mueller, o texto base para discussão chegou com atraso, mas mesmo assim, a equipe envolvida com a discussão está intensificando o debate para evitar que isso prejudique a análise do tema para definição no novo plano decenal de educação.
Entre os assuntos discutidos nos eixos estão a garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade, Gestão Democrática e Educação de qualidade. Os dois pontos de maior discussão são a valorização de profissionais da educação e o financiamento público da educação.
Comentar pelo Facebook