24.10.2019 às 18:05h - atualizado em 24.10.2019 às 20:33h - Economia

Possível taxa para energia solar pode causar prejuízo ao setor

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Possível taxa para energia solar pode causar prejuízo ao setor

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu uma consulta pública para rever taxas e mudar as regras da resolução que trata da geração de energia elétrica, em que o consumidor produz através de painéis solares.

Empresários e economistas temem que a medida inviabilize o setor que investe em energia limpa e sustentável. O deputado Pedro Uczai afirmou para o Portal Peperi, durante entrevista, que essa possível mudança e aumento nos custos geram preocupação e também indignação. Ele disse que há 30 anos trabalha incentivando projetos de energia renovável de biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, entre outras.

O deputado percebe que há vários agricultores investindo em energia solar principalmente em aviários e outros confinamentos. Citou ainda a demanda nas indústrias metalmecânicas, que estão apostando na energia solar para redução de custos e aumento da competitividade.

UCZAI explica que a agência quer cobrar a distribuição, transmissão e o retorno da energia para quem fizer uso e a taxa pode aumentar em mais de 60%. Lembra ainda que as prefeituras também estão aplicando recursos nessa área. Ele acredita que, caso seja acatada a resolução, as empresas e fornecedores do segmento vão quebrar e por isso vai buscar mobilização de entidades e parlamentares,

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.