24.10.2018 às 09:04h - atualizado em 24.10.2018 às 09:49h - Agricultura

Propriedade no interior de Descanso se destaca na produção de alimentos orgânicos

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Propriedade no interior de Descanso se destaca na produção de alimentos orgânicos

Continua depois da publicidade

A propriedade da família Durigon está localizada na linha Bela Vista Durigon, interior de Descanso.

Conforme o agricultor Ivo Durigon, a família se dedica à produção orgânica há 14 anos.

Além da alimentação para a própria família, são produzidos no local milho, trigo, linhaça, centeio, laranja, banana, hortaliças e soja orgânica. A família mantém também um horto medicinal.

O agricultor explica que os produtos que não são vendidos diretamente ao consumidor são entregues para a Cooper Biorga, a cooperativa dos produtores bi-orgânicos com matriz em Saltinho e filial em Erval Seco, da qual o produtor de Descanso faz parte como vice-presidente. Durigon comenta que antes de iniciar a produção orgânica trabalhava com suínos. Devido a dificuldades financeiras da atividade, a família iniciou os trabalhos na produção de leite, à qual se dedica até hoje, mas em uma quantia menor.

O agricultor comenta que devido à produção ser orgânica, o controle de pragas é mais difícil porque não são usados agrotóxicos.

Ivo Durigon enfatiza que a procura pela produção orgânica é grande por parte dos consumidores, mas ainda é pouco o interesse de mais agricultores em investir na atividade. Ele cita que isso ocorre porque para produzir de forma orgânica o produtor precisa pesquisar e experimentar para identificar a viabilidade de cada espécie.

O agricultor afirma que, além do benefício para o consumidor, a exemplo da linhaça usada para o controle de colesterol, diabetes e desintoxicação do organismo, a produção orgânica traz benefícios para quem trabalha com ela.

Ivo e sua esposa Nair estão com 60 anos, não usam medicamentos, pagam as contas com tranquilidade e tem apoio da família para continuar na atividade.

Foto(s): Família Durigon

Continua depois da publicidade

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Nedel Celulares.

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.