24.10.2017 às 07:34h - atualizado em 24.10.2017 às 09:57h - Geral

Mudança na conta de luz deixará energia elétrica mais cara em 2018

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Mudança na conta de luz deixará energia elétrica mais cara em 2018

A permanência de um quadro de chuvas fracas e reservatórios baixos está preocupando o governo e já provoca reavaliação da metodologia de acionamento das bandeiras tarifárias, que aumenta o preço cobrado pela energia no momento em que as usinas termoelétricas são ativadas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica deve discutir o assunto em reunião marcada para esta terça-feira, 24, e uma das opções na mesa é a revisão no processo, acarretando em aumento no preço da conta para o consumidor final.

O diretor geral da Aneel, Romeu Rufino, admite que deve abrir uma audiência pública para reavaliar o instrumento da bandeira tarifária, visto que atualmente, a metodologia considera apenas o valor do Custo Marginal de Operação para o próximo mês e não o nível de armazenamento.

Segundo Rufino, isso poderia evitar uma bandeira verde como a observada em meados do ano, quando já se esperava uma hidrologia desfavorável durante o período seco e um forte consumo dos reservatórios.

Rufino disse ainda que a nova metodologia deverá entrar em vigor no início de 2018, ocasionando um aumento de R$ 3,50 a cont de luz de cada consumidor por cada 100 Kwh consumidos.

Fonte: DC.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.