24.09.2025 às 15:18h - atualizado em 24.09.2025 às 15:20h - Agricultura
A reunião, que ocorreu no período da trade, marcou também a ampliação do conselho, que passa de 12 para 28 integrantes.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de São João do Oeste se reuniu nesta terça-feira (23/9), na sala de reuniões da prefeitura, para avaliar os principais programas voltados aos agricultores do município.
A reunião, que ocorreu no período da trade, marcou também a ampliação do conselho, que passa de 12 para 28 integrantes. Segundo o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Orlando Royer, a mudança garante maior representatividade, incluindo apicultores e representantes de todas as comunidades. Conforme o vice-prefeito, a ideia é tornar as decisões mais democráticas.
Produtores apresentaram sugestões e apontaram as prioridades do setor. A partir de agora, a secretaria terá um norte mais claro para definir os rumos da agricultura no município.
Entre os programas em análise destacaram-se o Fonte Protegida, o Mata Ciliar, o Empréstimo de Implementos Agrícolas e o Fornecimento de Sementes para cobertura do solo. Durante o encontro foram revisadas cada iniciativa e avaliados os resultados e custos para atender as necessidades dos produtores.
Royer destaca que o conselho precisa atuar na prática, orientando de forma contínua as políticas agrícolas locais. Ele também agradeceu aos agricultores que aceitaram participar, mesmo deixando seus afazeres no campo, para contribuir com o desenvolvimento do município. O secretário lembrou ainda que a agricultura responde por 70% da arrecadação municipal. Por isso, reforçou que investir no setor é garantir o futuro da economia, da saúde e da educação de São João do Oeste.
Foto(s): Ascom SJO
Comentar pelo Facebook