24.08.2022 às 10:10h - atualizado em 24.08.2022 às 12:37h - Meio Ambiente
São João do Oeste realizou na tarde desta terça-feira, 23, o lançamento e apresentação oficial do projeto "Plantando Água". O evento ocorreu no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores.
Conforme o Coordenador do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da Ameosc, Rogério Rech, o objetivo principal do projeto "Plantando Água" é mobilizar os mais diversos atores sociais, econômicos e ambientais da região da Ameosc, com o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência.
Rech chama atenção para ações municipais e intermunicipais para a sensibilização e mobilização da sociedade, além da criação de condições para que nos municípios da Ameosc sejam plantadas pelo menos 1 milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo das margens de mananciais hídricos e outros espaços definidos por cada município ou instituição participante.
O Projeto Plantando Água possui meta de apoio estadual. O Coordenador do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da Ameosc, Rogério Rech participou de diversas audiências em Florianópolis. A iniciativa da Ameosc conta com apoio da Epagri e Instituto Federal de Santa Catarina, além das Prefeituras que são as grandes parceiras deste projeto. A visita a diversas instituições estaduais teve o objetivo de conquistar apoio financeiro, técnico e institucional.
O Coordenador Regional do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente acredita que é possível superar um milhão de árvores plantadas. A coordenação do projeto acompanha a implantação do Projeto Plantando Água nos 19 municípios da região. Rogério Rech lembra que a meta para os próximos seis anos é desenvolver várias ações, incluindo o plantio de um milhão de arvores como forma de recuperação de mata ciliar e cobertura de solo. Ele chama atenção para a necessidade de reforçar a estrutura de viveiros municipais, além de buscar apoio de viveiros particulares com espécies nativas para recompor matas.
O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste também menciona diversas iniciativas que serão implantadas visando sistema de decantação e infiltração de água para reduzir o volume de terra que acaba nos rios durante processos de erosão. A proteção do solo e conservação da água Inclui ainda mudanças em sistemas de plantios de lavouras.
São João do Oeste realiza evento de lançamento do projeto "Plantando Água"
São João do Oeste realiza evento de lançamento do projeto "Plantando Água"
São João do Oeste realiza evento de lançamento do projeto "Plantando Água"
São João do Oeste realiza evento de lançamento do projeto "Plantando Água"
Foto(s): Elias Teixeira/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook