24.08.2022 às 10:10h - atualizado em 24.08.2022 às 12:37h - Meio Ambiente
São João do Oeste realizou na tarde desta terça-feira, 23, o lançamento e apresentação oficial do projeto "Plantando Água". O evento ocorreu no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores.
Conforme o Coordenador do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da Ameosc, Rogério Rech, o objetivo principal do projeto "Plantando Água" é mobilizar os mais diversos atores sociais, econômicos e ambientais da região da Ameosc, com o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência.
Rech chama atenção para ações municipais e intermunicipais para a sensibilização e mobilização da sociedade, além da criação de condições para que nos municípios da Ameosc sejam plantadas pelo menos 1 milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo das margens de mananciais hídricos e outros espaços definidos por cada município ou instituição participante.
O Projeto Plantando Água possui meta de apoio estadual. O Coordenador do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da Ameosc, Rogério Rech participou de diversas audiências em Florianópolis. A iniciativa da Ameosc conta com apoio da Epagri e Instituto Federal de Santa Catarina, além das Prefeituras que são as grandes parceiras deste projeto. A visita a diversas instituições estaduais teve o objetivo de conquistar apoio financeiro, técnico e institucional.
O Coordenador Regional do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente acredita que é possível superar um milhão de árvores plantadas. A coordenação do projeto acompanha a implantação do Projeto Plantando Água nos 19 municípios da região. Rogério Rech lembra que a meta para os próximos seis anos é desenvolver várias ações, incluindo o plantio de um milhão de arvores como forma de recuperação de mata ciliar e cobertura de solo. Ele chama atenção para a necessidade de reforçar a estrutura de viveiros municipais, além de buscar apoio de viveiros particulares com espécies nativas para recompor matas.
O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste também menciona diversas iniciativas que serão implantadas visando sistema de decantação e infiltração de água para reduzir o volume de terra que acaba nos rios durante processos de erosão. A proteção do solo e conservação da água Inclui ainda mudanças em sistemas de plantios de lavouras.
Foto(s): Elias Teixeira/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook