24.08.2021 às 10:16h - Saúde

Autoridades descartam fim do uso de máscaras em SC: "Não é a hora"

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Autoridades descartam fim do uso de máscaras em SC: "Não é a hora"
Divulgação Sescom

Com o avanço da vacinação no país e no mundo, algumas pessoas voltaram a questionar até quando o uso de máscaras será obrigatório. O assunto ganhou destaque nesta segunda-feira, 23, após o presidente Jair Bolsonaro sinalizar que deve conversar com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o fim dessa obrigatoriedade.

Mas, em Santa Catarina, as principais autoridades de saúde descartam a possibilidade de desobrigar as pessoas a usar máscaras, principalmente no momento em que o Estado vê a escalada da variante Delta em todas as regiões. Até esta segunda-feira, ao menos 43 casos já foram diagnosticados.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirma que elas serão obrigatórias até o fim do ano. Já nas secretarias municipais, o assunto ainda não está em discussão.

Um dos motivos apontados por Bolsonaro para a liberação do uso de máscaras é o avanço na vacinação contra a Covid-19. Porém, se levar em conta os dados de Santa Catarina, apenas 27,32% foi totalmente imunizada até esta segunda-feira, 23, seja com a segunda dose ou a vacinação em dose única.

Desde abril de 2020, o uso de máscaras é obrigatório em Santa Catarina. Quase um ano depois, em março de 2021, o Estado estipulou uma multa de R$ 500 para quem não usar o equipamento em lugares fechados. A fiscalização é feita pelas autoridades de saúde municipais e estaduais.

São isentos da multa pelo não uso de máscara pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiências intelectuais, sensoriais ou quaisquer outras que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, além de crianças com menos de três anos. As pessoas que têm algum tipo de deficiência precisam apresentar a declaração médica, que pode ser digital.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o uso segue obrigatório no Estado e que, no momento, não há nenhum estudo em andamento para que haja a liberação.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.