24.07.2025 às 11:40h - atualizado em 24.07.2025 às 11:56h - Geral
A vice-presidente regional da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) no Extremo Oeste, Vanessa Back Bertol, destacou em entrevista à Rádio Oeste o cronograma de ações da entidade para o ano de 2025. A liderança representa uma regional composta por 14 associações comerciais, que abrangem mais de 20 municípios da região, unindo parte da Ameosc e da Amerios.
Segundo Vanessa, o foco principal do trabalho é acolher e encaminhar as demandas do setor produtivo local. Essas necessidades, muitas vezes, são semelhantes às de outras regiões catarinenses, o que fortalece a atuação da Facisc em nível estadual. Segundo ela, a entidade trabalha para garantir representatividade, estimular o crescimento econômico e impulsionar o desenvolvimento regional.
Entre os principais projetos em andamento está o Voz Única, uma iniciativa da Facisc que levanta as necessidades prioritárias de cada município, tanto em âmbito municipal quanto estadual. A partir dessas demandas, a entidade busca articular soluções junto aos órgãos competentes, reforçando a importância da atuação conjunta entre associações comerciais, poder público e sociedade.
Vanessa também ressaltou o fortalecimento dos núcleos do programa Empreender, que reúnem empresários em grupos temáticos para promover capacitações, troca de experiências e ações de desenvolvimento. Atualmente, a regional conta com 81 núcleos ativos, sendo 11 novos implantados somente no último ano.
Um dos avanços recentes é a criação dos núcleos voltados ao agronegócio, com cinco grupos já em funcionamento, integrando o setor produtivo rural à atuação da Facisc. Vanessa reforça que é essencial valorizar toda a cadeia econômica — comércio, indústria, serviços e agro — para garantir o crescimento sustentável das cidades e regiões.
Por fim, a vice-presidente lembra que todas essas ações são realizadas de forma voluntária, tanto por ela quanto pelos demais representantes da Facisc e das associações comerciais. “Nosso objetivo é ver nossas cidades crescendo e se desenvolvendo cada vez mais”, concluiu.
Foto(s): Arlei Silveira/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook