24.07.2025 às 10:08h - atualizado em 24.07.2025 às 10:13h - Economia
Santa Catarina registrou um crescimento de 6,1% na atividade econômica entre janeiro e maio de 2025, consolidando-se como destaque nacional. O desempenho do estado ficou acima da média brasileira, que foi de 3,4% no período. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira, 23. O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
No ranking nacional, Santa Catarina ocupa a segunda colocação entre os estados com maior crescimento, ficando atrás apenas do Paraná (6,9%). Goiás aparece em terceiro lugar, com 6%, seguido por Pará (5,6%), Bahia (4,3%) e Minas Gerais (3%).
De acordo com os dados, o crescimento nacional tem sido impulsionado, principalmente, pelo setor agropecuário, com destaque para a safra de grãos. Em Santa Catarina, no entanto, o avanço é mais amplo, com destaque para a indústria, o comércio e os serviços.
A produção industrial catarinense cresceu 4,8% no período, frente à média nacional de 1,8%. No comércio, o avanço foi de 7%, enquanto a média do país foi de 2,2%, segundo o IBGE. O setor de serviços também apresentou desempenho acima da média nacional: 5% em Santa Catarina, contra 2,5% no Brasil.
O turismo foi outro destaque. O estado registrou alta de 11,1% na atividade turística, quase o dobro da média nacional (6%).
Segundo o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, os números refletem a força da economia catarinense:
“A economia de Santa Catarina está demonstrando muita solidez e competitividade frente a adversidades no cenário nacional e internacional. Estamos produzindo mais, com inovação e exportações para diversos mercados. Isso é resultado de uma produção com excelência, qualidade e competitividade. Santa Catarina segue como modelo para o país e para o mundo.”
Fonte: SECOM
Comentar pelo Facebook