24.07.2025 às 17:56h - atualizado em 25.07.2025 às 10:50h - Cultura

Região se prepara para celebrar um século de história

Arlei Silveira

Por: Arlei Silveira Iporã do Oeste - SC

Região se prepara para celebrar um século de história
Foto: Arlei Silveira/Rede Peperi

A região de Porto Novo, marco inicial da colonização dos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, se prepara para celebrar um século de história. A colonização iniciou em 1926, com a chegada dos primeiros colonizadores pelo Rio Uruguai, tendo como momento simbólico a primeira missa realizada em 11 de abril daquele ano, no local onde hoje está a estação rodoviária de Itapiranga.

Para marcar os 100 anos, um grupo de estudos e pesquisas formado por representantes dos três municípios — o GEPOM — está organizando uma ampla programação cultural e histórica. Conforme Enio Luís Spaniol, integrante do GEPOM, a abertura oficial acontecerá no dia 9 de dezembro deste ano, com uma celebração religiosa na Paróquia São Pedro Canísio, de Itapiranga, que também completará 99 anos.

Entre os destaques da programação para 2026, está prevista a reconstituição do trajeto feito pelos primeiros colonizadores, navegando pelos rios da Várzea e Uruguai até Itapiranga. Haverá ainda homenagens aos pioneiros, apresentações teatrais, exposições, eventos locais como Oktoberfest e Efacitus, além de pesquisas sobre as línguas faladas atualmente na região, onde convivem o alemão, o português, o espanhol e até o inglês.

De acordo com Spaniol, outro destaque é a encenação da obra "Os Sinos Se Dobram por Alfredo", do escritor Paulino Eidt, que deve ocorrer em julho, com produção de um grupo profissional da UDESC. O lema definido para as comemorações é: "Porto Novo 100 anos – a história que nos une".

Segundo Spaniol, as comemorações seguirão até abril de 2026, fortalecendo a identidade e a memória dos municípios da região.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.