24.07.2024 às 15:39h - Geral
A informação é do produtor em São José do Cedro Eni Vendramin. Segundo ele, como todo o ano deve ser feita algumas práticas sobre a adubação e fungicida nas plantas nesta época do inverno. Ele afirma que agora é a época de poda e a aplicação de uma mistura de que previne muitas doenças e até algumas pragas.
Eni comenta que somente uma parte da adubação foi realizada, já que a ausência do frio em junho antecipou um pouco a brotação e a floração das frutas. Vendramin comenta que as plantas necessitam de frio para poder trocar as folhas e poderem vir mais fortes na produção.
O produtor percebe que o clima interfere e prejudica não apenas as grandes produções, mas também interfere nos pequenos pomares que produzem frutas para o consumo familiar.
Excessos de agrotóxicos em outras plantações podem causar problemas na fruticultura. A informação é do produtor Eni Vendramin. Segundo ele, por conta dos agrotóxicos pesados, as frutas mais delicadas como pêssego, ameixa e uva podem ser contaminadas e prejudicadas facilmente por serem sensíveis.
Vendramin explica que cientificamente o ar pode levar os agrotóxicos, mesmo estando distante dos pomares, e que normalmente os mais baratos e comuns são os piores. O produtor comenta que existem diversos tipos de agrotóxicos e alguns deles são mais fracos podem ser usados sem riscos para o controle de pragas, porém, o valor é um pouco mais alto.
Percebe que alguns agricultores para economizar acabam usando o produto mais barato que é também o mais forte e gera impactos nos alimentos e na saúde. Segundo Eni, não existe como ser feita uma barreira sanitária e por isso muitas espécies são prejudicadas.Destaca que os venenos prejudicam também as abelhas, que são essenciais em qualquer plantação, mesmo estando mais distantes no inverno.
Foto(s): Eni Vendramin
Comentar pelo Facebook