24.07.2020 às 14:45h - atualizado em 24.07.2020 às 17:52h - Agricultura

Desafio entre agricultores nas redes sociais incentiva consumo do leite e valorização da atividade

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Desafio entre agricultores nas redes sociais incentiva consumo do leite e valorização da atividade

O objetivo principal é incentivar o consumo do leite, bem como, valorizar a atividade por meio do desafio, “tome mais leite”, realizado entre os próprios produtores.

Um dos agricultores que já participou do desafio, é Agostinho Jantsch, de linha Jaboticaba, Iporã do Oeste.

Conforme o produtor, o desafio consiste no consumo de um copo de leite, retirado diretamente do resfriador, para demonstrar a qualidade do produto. A partir disso, outros três produtores são desafiados para dar continuidade à campanha.

Agostinho Jantsch ressalta que a produção de leite é a principal atividade de sua propriedade. O produtor deu continuidade à atividade realizada pelos pais.

Após a sucessão familiar o jovem agricultor se dedicou somente ao leite, considerando que antes a propriedade também trabalhava com suínos, o que não foi mais viável devido à falta de mão de obra.

Agostinho Jantsch comenta que o período é de apreensão para os produtores, considerando que após a alta no preço, o receio é de uma queda brusca.

O produtor afirma que o custo de produção continua alto, sem previsão de redução no preço dos insumos. Ele cita que nos últimos anos investiu altos valores em sua propriedade, a exemplo do sistema de irrigação das pastagens e a construção de um compost barn com implantação do sistema de semi-confinamento em que o gado ainda é largado no pasto, mas nas horas mais quentes do dia os animais permanecem confinados.

A principal finalidade é aumentar a produção, mas reduzir os custos, considerando que o produtor precisa buscar fora os alimentos para o gado por não ter o suficiente em sua propriedade.

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.